UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lula não detém 52% das ações do jornal Folha de S.Paulo
08.11.2018 - 17h53
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma imagem com a informação de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria dono da maior parte das ações do jornal Folha de S.Paulo. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse analisada. Confira a seguir o trabalho de verificação feito pela Lupa:
“Lula detém 52% das ações da Folha de S.Paulo. Trocando em miúdos: Lula é o dono da Folha de S.Paulo”
Texto em imagem com mais de 2 mil compartilhamentos no Facebook até as 17h30 do dia 8 de novembro 2018
Falso
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não é dono de ações do jornal Folha de S.Paulo. O site da Junta Comercial de São Paulo (Jucesp) mostra que a Empresa Folha da Manhã S.A, que edita o jornal, está no nome do economista Luiz Frias e do jornalista Octavio Frias de Oliveira Filho. Além disso, a empresa Larimus Participações também consta no documento como detentora de ações. A Larimus, por sua vez, está no nome dos Frias, como mostra o documento disponível na Jucesp.
Octavio Frias Filho morreu em agosto deste ano, vítima de um câncer no pâncreas. Ele era o diretor de redação da Folha. Dias depois, sua irmã, a jornalista Maria Cristina Frias, assumiu o cargo. Desde 2009, ela escreve para a coluna Mercado Aberto, sobre temas como negócios, macroeconomia e empreendedorismo.
No dia 6 de novembro, a própria Folha desmentiu a informação que circula em redes sociais, afirmando que a empresa pertence “100% à família Frias de Oliveira”. O jornal Folha de S.Paulo foi fundado em 1921 e, anos depois, em 1962, foi comprado pelos empresários Octavio Frias de Oliveira e Carlos Caldeira Filho. Os sócios se separaram em 1991 e, desde então, a família Frias se tornou a única detentora das ações da empresa, segundo o comunicado da Folha.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital