UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Não há provas de que marido de Marina esteve envolvido com desmatamento na Amazônia
09.11.2018 - 19h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais a “notícia” de que o marido da ex-ministra Marina Silva (Rede), Fábio Vaz de Lima, é um dos “maiores desmatadores” da Amazônia.  Por meio do projeto de verificação de notícias, alguns dos usuários do Facebook solicitaram que essa informação fosse verificada. Confira a seguir a análise da Lupa:

“6 mil toras de mogno apreendidas, valor de R$ 8 milhões. Um dos maiores desmatadores da Amazônia é o marido da Marina!”
Texto que acompanha imagem (aqui e aqui) e que juntos já tinham mais de 150 compartilhamentos às 17h30 do dia 9 de novembro de 2018
Falso
O marido de Marina Silva (Rede), Fábio Vaz de Lima, foi acusado por suposto envolvimento na doação irregular de seis mil toras de mogno apreendidas pelo Ibama para uma ONG. Entretanto, em 2013, o Ministério Público Federal (MPF) entendeu que não havia “um único elemento” que pudesse conferir “foros de verossimilhança” à acusação.
Em 2004, o Tribunal de Contas da União averiguou a doação de seis mil toras de madeira clandestina que foram apreendidas na Amazônia. Essa contribuição seria do Ibama para a ONG Fase – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional. À época, Marina era ministra do Meio Ambiente.
Lima, é um dos fundadores do grupo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), que tem ligação com a ONG Fase. Contudo, como mesmo informa a investigação do Ministério Público Federal sobre o caso, ele já estava afastado do GTA quatro anos antes de sua mulher assumir o ministério.
Em maio 2011, o caso voltou à tona. O então deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB, hoje no SD) acusou o marido de Marina de fraudar “contrabando de madeira” em uma sessão no plenário da Câmara dos Deputados, durante a votação do Código Florestal.
No dia seguinte às acusações de Rebelo, a ex-ministra informou que iria pedir que o MPF investigasse ela e seu marido para desmentir as acusações feitas por Rebelo. Na época, o próprio deputado afirmou que estava “arrependido” pela sua fala na Câmara. O MPF arquivou o caso em 2013, dois anos depois do início das investigações.
Durante as eleições de 2014, quando Marina tentou concorrer ao cargo de presidente da República, essa informação ressurgiu nas redes. Na época, o site Boatos.org desmentiu o texto. Contudo, em 2018, quando a ex-ministra concorreu novamente à Presidência da República, esse boato voltou a circular. A informação foi desmentida novamente, dessa vez pelo projeto Comprova.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.04.2024 - 15h23
Política
G1 não noticiou que influenciador foi multado por curtir comentário de Elon Musk contra Alexandre de Moraes

Circula nas redes sociais um post que aparenta ser uma publicação feita pelo G1 no X, antigo Twitter. Segundo a publicação, um influenciador teria sido multado por curtir um post do empresário Elon Musk que criticava o ministro Alexandre de Moraes, do STF. É falso. Trata-se de uma montagem. Em nota, o portal disse que não publicou tais afirmações.

Evelyn Fagundes
11.04.2024 - 15h14
Saúde
É falso que Lula tenha recusado comprar vacina contra dengue existente há anos

Vídeo afirma que a vacina contra a dengue existe há anos, mas que o presidente Lula negou a aquisição do imunizante. É falso. Não cabe a ele a decisão de incluir uma vacina ao SUS. Questões de segurança foram consideradas pelo Ministério da Saúde para não incluir a Dengvaxia, aprovado pela Anvisa em 2015, na estratégia de prevenção à dengue.

Gabriela Soares
11.04.2024 - 15h05
Saúde
Anvisa não aprovou remédio ‘100dores’ para tratar dores nas articulações

Publicações mostram trechos de telejornais que supostamente recomendavam medicamentos para dores nas articulações. É falso. As gravações que mostram trechos do Cidade Alerta, da Record, e do Fantástico, da Globo, foram manipuladas. Os medicamentos não têm aprovação da Anvisa.

Catiane Pereira
10.04.2024 - 17h03
Política
É falso que evento de Lula no Parque Dona Lindu, em Recife, não teve público

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra a parte externa do Teatro Luiz Mendonça, no Parque Dona Lindu, em Recife (PE). O post alega que um evento realizado no local com a presença do presidente Lula (PT) não teve público, uma vez que o parque estava vazio. É falso. A cerimônia foi realizada na parte interna do teatro, não na parte externa.

Evelyn Fagundes
10.04.2024 - 16h01
Política
Não é filho de Lula homem que agride mulher em vídeo viral

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem agride uma mulher com tapas, socos, empurrões e pontapés. A legenda sugere que o agressor seria Lulinha, filho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. O criminoso, que já foi identificado pela polícia, se chama Gabriel da Silva Teixeira, da região de Samambaia, no Distrito Federal.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital