UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Estudante que reagiu a assalto e bateu em ladrão em Belo Horizonte não foi preso
28.11.2018 - 17h36
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais “informação” que a Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais teria “autorizado” a prisão de um estudante de Belo Horizonte por reagir a um assalto.  Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais (…) conseguiu autorizar a prisão do estudante de 21 anos que reagiu a um assalto com arma de brinquedo e espancou o bandido. (…) De acordo com a presidente da Comissão, Gizelle Rosário Leitte, o jovem agiu com demasiada força e não deu chances de defesa ao assaltante”
Texto publicado no Facebook, com 6,6 mil compartilhamentos até as 17h do dia 28 de novembro de 2018
Falso
Na última quinta-feira (20), um estudante de 20 anos reagiu a um assalto no bairro Camargos, em Belo Horizonte. Ao perceber que o assaltante usava uma arma de brinquedo, o jovem trocou socos com o criminoso, que caiu no chão. O estudante chutou a cabeça do assaltante depois da queda. Logo após, chamou a polícia. As imagens foram gravadas por uma câmera de segurança. Após ser atendido em uma UPA, o assaltante foi preso em flagrante.
Apesar de o caso ser verdadeiro, as “informações” que constam na publicação são falsas. Segundo a Polícia Civil de Minas Gerais, o estudante, cujo nome não foi revelado, não foi preso. O que há é uma investigação em curso para apurar “um possível excesso da vítima quanto à defesa”, à qual ele responde em liberdade. O assaltante continua preso.
Além disso, não existe um órgão chamado “Comissão de Direitos Humanos de Minas Gerais”. Há diferentes órgãos de direitos humanos em esferas do poder público e da sociedade civil, como a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, a Comissão de Direitos Humanos da OAB e a Secretaria de Direitos Humanos do governo estadual. Nenhum desses órgãos é presidido por uma pessoa chamada Gizelle Rosário Leitte.
Por fim, o texto é acompanhado de duas imagens. A foto da esquerda é uma reprodução do vídeo do assalto. A da direita, porém, que mostra uma pessoa sendo presa, não tem relação com o caso. Trata-se de uma detenção ocorrida em Patos de Minas em 2017.
A informação foi verificada, também, pelos sites e-Farsas e Boatos.Org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital