UOL - O melhor conteúdo
Lupa
‘Jovem brasileira medalhista em matemática’ é, na verdade, atriz pornô do Líbano
07.12.2018 - 10h23
Rio de Janeiro - RJ
Circulam nas redes sociais fotos de uma jovem morena, sorridente e de óculos acompanhada da “informação” de que ela seria uma jovem brasileira chamada Camila Ferraz e que teria levado medalha de ouro na Olimpíada de Matemática na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Jovem brasileira Camila Ferraz participou da Olimpíada de Matemática da Universidade de Yale representando o Colégio Militar de Brasília e tirou medalha de ouro. Se estivesse rebolando já estava na Globo e famosa”
Texto e imagem (aqui e aqui) que até às 10h do dia 7 de dezembro de 2018 já tinham sido compartilhados mais de 1,3 mil vezes no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A jovem que aparece na foto não é brasileira. Trata-se da atriz libanesa Mia Khalifa, conhecida por seus filmes pornográficos. Não há registros públicos da existência de uma Camila Ferraz que tenha representado o Colégio Militar de Brasília em alguma Olimpíada de Matemática realizada pela Universidade de Yale recentemente.
Esse boato, ou “trollagem”, não é novidade. Ao longo do ano, mensagens sobre supostas estudantes brasileiras conquistando prêmios no exterior circularam nas redes sociais, sempre acompanhadas da foto da mesma atriz.
O site Boatos.org, por exemplo, verificou a história de Marcela Pereira e Milena Cristina Califa, ambas falsas – assim como do jovem José Manuel Velazquez, esse, “interpretado” pelo ator de filmes pornográficos Jordi “El Niño” Polla.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital