UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Foto de padre e fiéis fazendo sinal de arma com dedos não tem relação com Catedral de Campinas
13.12.2018 - 16h27
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra um padre e um grupo de fiéis da Catedral de Campinas simulando revólveres com as pontas dos dedos. No dia 11 de dezembro, um homem armado disparou contra diversas pessoas na citada catedral e, em seguida, se suicidou no local. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que a conexão entre a imagem e o atentado de Campinas fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Uma bela foto feita pelo padre e paroquianos da Catedral de Campinas (SP)”
Imagem publicada no Facebook (aqui e aqui) e que, até as 14h40 do dia 13 de dezembro de 2018, já tinha sido compartilhada mais de 6,5 mil vezes no Facebook
Falso
A foto analisada pela Lupa não foi tirada na Catedral de Campinas, onde um homem atirou contra fiéis e acabou matando seis pessoas na última terça-feira (11). Os estilos arquitetônicos dos dois espaços são completamente diferentes. Veja imagem a seguir:
Além disso, o padre que aparece na imagem acima não é da cidade de Campinas. Em sua página oficial no Facebook, a Pastoral de Comunicação da Arquidiocese publicou duas notas (aqui e aqui) explicando que não sabe a origem da foto que circula nas redes sociais e acrescentando que desconhece os padres nela retratados. “A Igreja é e sempre foi a favor da vida, por isso, reiteramos e solicitamos as pessoas que não compartilhem essa publicação”.
O padre que rezava a missa quando o atentado aconteceu se chama Amauri Ribeiro Thomazzi. Ele gravou um vídeo sobre o ocorrido e, nele, é possível ver, pela fisionomia, que não se trata do mesmo padre da foto postada no Facebook.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital