UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que lutadora de MMA teve prisão decretada após reagir a assalto no RJ
08.01.2019 - 18h06
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais “notícia” de que um promotor de Justiça decretou a prisão da lutadora de MMA Polyana Viana, que reagiu a um assalto no Rio de Janeiro, no último sábado. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Promotor manda prender lutadora de UFC que reagiu a assalto e espancou criminoso no Rio de Janeiro”
Texto publicado nos sites OCongresso.com, Deus Acima de Tudo, PresidenteBolsonaro.com, Tribuna PB, Click Paraná, Blog do Davi Diniz e RO1 News, com mais de 21,5 mil compartilhamentos no Facebook até as 15h do dia 8 de janeiro
Falso
Segundo a “notícia”, um promotor chamado Jean Carlos Rosário teria decretado a prisão da lutadora porque “ela usou demasiada força para se defender e acabou ferindo gravemente o rapaz que não teve como se defender e acabou sendo internado”.
Não existe nenhum promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) ou do Ministério Público Federal (MPF) com esse nome. Além disso, não cabe a um promotor de Justiça decretar, unilateralmente, a prisão de uma pessoa.
O texto diz, ainda, que a lutadora será indiciada pelos crimes de “lesão corporal grave e excesso de legítima defesa”. O Código Penal não prevê o crime de “excesso de legítima defesa”.
Em nota, o MPRJ confirmou que não tem nenhum promotor chamado Jean Carlos Rosário em seus quadros e afirmou que “ somente o assaltante passou por audiência de custódia, tendo sido mantida sua prisão”.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.09.2024 - 18h13
Crime
É falso que juiz do caso Deolane Bezerra foi morto no Recife

Um vídeo afirma que o juiz Paulo Torres Pereira da Silva foi morto por ser responsável pelo julgamento da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. É falso. A morte do magistrado, assassinado em outubro de 2023, não tem qualquer relação com a prisão da advogada e influenciadora digital, presa no início de setembro.

Catiane Pereira
10.09.2024 - 17h30
Manifestação
Vídeo de ato na Paulista é de fevereiro, não de 7 de setembro de 2024

Circula nas redes um vídeo em que o deputado Gustavo Gayer (PL) mostra milhares de pessoas de verde e amarelo em uma manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. A gravação tem sido compartilhada como se fosse um registro do último 7 de setembro. É falso. O vídeo é antigo e foi gravado em 25 de fevereiro, em um ato convocado por Bolsonaro.


Evelyn Fagundes
09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital