UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Bolsonaro assinou decreto pelo fim do Carnaval e da parada gay
08.01.2019 - 15h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a “informação” de que o presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto que põe fim ao carnaval e à parada gay no Brasil. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Presidente Jair Bolsonaro acaba de assinar decreto pelo fim do carnaval e parada gay no Brasil”
Publicação que, até as 14h30 do dia 8 de janeiro de 2019, tinha cerca de 20 compartilhamentos (aqui e aqui) no Facebook
Falso
Até o dia 8 de janeiro, não consta no Diário Oficial da União nenhuma medida ou decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre corte de verbas específicas para o Carnaval ou para as paradas gays realizadas em diferentes cidades brasileiras. A imagem que contém a informação errada foi publicada no dia 3 de janeiro.
Por telefone, a assessoria do presidente informou que Bolsonaro “pode não bancar, não dar incentivo” para o carnaval e a parada gay, mas que, até o momento, isso não está decretado. Também afirmou que o mandatário não vai impor o fim dos eventos.
Essa informação também foi esclarecida pela plataforma Aos Fatos e pelo núcleo de checagem Holofote.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.09.2024 - 17h35
Clima
Governo Lula não comprou drone que provoca queimadas

Publicações nas redes sociais mostram um drone de ignição aérea e alegam que o governo federal teria comprado o equipamento. As postagens associam a suposta compra a queimadas criminosas. É falso. O drone foi projetado para combater incêndios e não foi comprado pelo governo brasileiro.

João Pedro Capobianco
11.09.2024 - 17h14
Política
É falso que governo criou 'Dops' para censurar conteúdos nas redes

Circula nas redes vídeo que diz que o governo criou uma espécie de Dops para censurar conteúdos na internet. A Anatel e o TSE estariam removendo qualquer post que o governo ache que não está alinhado com seus interesses. É falso. Acordo firmado é para acelerar cumprimento judicial de retirada de sites falsos e que atentem contra o sistema eleitoral

Ítalo Rômany
11.09.2024 - 16h54
Redes
É falso texto que orienta usuário a publicar declaração para que Facebook não use dados pessoais

Circula no Facebook um texto alegando que a Meta “agora é uma entidade pública” e que, por isso, todos os usuários precisam compartilhar um texto proibindo a plataforma de utilizar os dados e fotos pessoais. É falso. A Meta desmentiu o aviso. Trata-se de um boato antigo, que circula desde 2012.

Gabriela Soares
11.09.2024 - 15h54
Política
É falso que ‘bloqueio da Starlink’ atrapalha caminhoneiros

Circulam, nas redes sociais, publicações segundo as quais motoristas de caminhão estariam sendo afetados pelo bloqueio da rede social X e do sinal de internet da empresa Starlink. Em vídeo, um homem mostra um pátio com caminhões estacionados enquanto faz ataques ao ministro do STF Alexandre de Moraes. É falso. O sinal da Starlink não foi bloqueado.

João Pedro Capobianco
11.09.2024 - 13h15
Política
É falso que Bolsonaro xingou Marçal durante ato do 7 de setembro

Circula nas redes sociais uma montagem com dois vídeos: um de Jair Bolsonaro xingando alguém durante discurso na avenida Paulista no último 7 de setembro e outro de Pablo Marçal, também no ato. A legenda sugere que Bolsonaro criticava Marçal. É falso. Marçal chegou ao ato depois que Bolsonaro já tinha discursado. 


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital