UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa ‘notícia’ de que PF descobriu conta secreta de Bolsonaro na Suíça
10.01.2019 - 15h20
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma ‘notícia’, supostamente publicada pelo portal UOL, de que a Polícia Federal encontrou US$ 200,7 milhões em uma conta do presidente Jair Bolsonaro na Suíça. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Polícia Federal descobre que Bolsonaro tem R$ 200 milhões em conta na Suíça”
Imagem publicada no Facebook, com mais de 400 compartilhamentos até as 15h do dia 10 de janeiro de 2018
Falso
A informação é falsa. A Lupa contatou a assessoria de imprensa da Polícia Federal, que negou a existência de qualquer operação envolvendo contas do presidente Bolsonaro na Suíça, e que as informações apresentadas estão erradas.
Vale destacar que o conteúdo foi publicado em uma versão falsificada do portal UOL. O responsável pela publicação copiou o projeto gráfico do site e até mesmo a assinatura de um repórter. Entretanto, é importante notar que o endereço do site é diferente: “uolnoticias.000webhostapp.com”. Os conteúdos originais do portal de notícias estão sob o domínio “uol.com.br”. O link foi tirado do ar por volta das 14h50 do dia 10 de janeiro.
Em nota, o UOL confirmou que foi vítima de uma falsificação. “O UOL não é responsável pelo site https://uolnoticias.000webhostapp.com/ e não produziu a matéria ‘Polícia Federal descobre conta de 200 milhões de Bolsonaro na Suíça’. Esse site usa de má fé mimetizando o layout do UOL para divulgar notícias falsas”, diz a nota.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital