UOL - O melhor conteúdo
Lupa
‘Fazenda de R$ 50 milhões do filho de Lula’ é, na verdade, campus universitário em Piracicaba
17.01.2019 - 13h30
Rio de Janeiro - RJ
Uma foto publicada nas redes sociais mostra uma mansão situada em uma grande fazenda e “informa” que o local pertence a um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O post ainda sugere que a área está avaliada em R$ 50 milhões e esse valor seria muito superior ao utilizado para a compra daquela que seria a casa do presidente Jair Bolsonaro (PSL) em Angra dos Reis (RJ). Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Fazenda do filho do Lula orçada em 50 milhões de reais”
Frase extraída de imagem publicada no Facebook e que até as 13h do dia 17 de janeiro de 2019 já tinha sido compartilhada mais de 1,5 mil vezes na rede social
Falso
A imagem usada no post e analisada pela Lupa é, na verdade, uma foto do prédio central do campus da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo, localizado em Piracicaba (SP). O edifício foi construído no início do século 20 para abrigar a escola agrícola da cidade. Atualmente, o local é usado pela administração da Esalq. Jamais pertenceu, portanto, a nenhum dos quatro filhos homens do ex-presidente Lula ou a nenhum outro membro de sua família.
Não é a primeira vez que a sede da Esalq é associada ao petista. Em abril do ano passado, o site de checagens argentino Chequeado verificou outra imagem do edifício que fazia a mesma acusação falsa. Na época, a foto e a falsa atribuição chegaram a circular até mesmo pelo Uruguai.
A casa amarela mostrada na imagem realmente pertence ao presidente Jair Bolsonaro. O imóvel fica na Vila Histórica de Mambucaba, em Angra dos Reis (RJ), e consta na declaração de bens que ele entregou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na última eleição. Nesse documento, o imóvel aparece avaliado em R$ 98.500,00.
Em vídeo publicado pelo portal R7 em janeiro de 2018, o então pré-candidato a presidente aparece passeando pela parte externa da residência e reconhece ser o seu proprietário.
Verificação semelhante também foi publicada pelo site E-farsas em 2013.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital