UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que, em 10 anos, patrimônio de Bolsonaro cresceu R$ 18 milhões
21.01.2019 - 16h32
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um “meme” dizendo que, em dez anos, a conta bancária do presidente Jair Bolsonaro (PSL) foi de R$ 5 mil a R$ 18 milhões e que, agora, ele teria 20 imóveis, nove carros e “investimentos milionários”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“2009. [Jair Bolsonaro tinha] Conta bancária: 5 mil. Uma casa, dois carros, uma mobilete, duas bicicletas e seis varas de pescar. 2019. [Bolsonaro tem] Conta bancária: R$ 18 milhões. Oito casas, nove carros, moto aquática, 12 apartamentos, investimentos milionários”
Imagem que circula no Facebook e que às 16h do dia 21 de janeiro de 2019 já tinha cerca de 300 compartilhamentos
Falso
Os valores e os ítens citados na imagem checada pela Lupa são falsos. Segundo a lista de bens declarada por Bolsonaro ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) antes das eleições de 2018, no ano passado, seu patrimônio total somava R$ 2,286 milhões.
Eram R$ 572 mil em aplicações em bancos – e não R$ 18 milhões -, um apartamento, quatro casas, dois carros e dois micro-ônibus. Não havia moto aquática ou “investimentos milionários”. Além das aplicações bancárias, os únicos investimentos do presidente eram 127 ações da Oi, que, à época, foram avaliadas em R$ 1.282,84.
Tampouco são verdadeiros os valores citados para 10 anos atrás. Em 2010, quando disputou as eleições para deputado federal, o patrimônio do atual presidente era de R$ 826,6 mil. Em aplicações em bancos, eram R$ 64,3 mil. Bolsonaro já tinha duas casas, um apartamento e cinco carros.
Assim, o valor do patrimônio do presidente aumentou R$ 1,460 milhões – e não mais de R$ 18 milhões, como sugere a imagem analisada. Nas duas últimas legislaturas como deputado, Bolsonaro recebeu cerca de R$ 3,2 milhões, em valores brutos e sem correção monetária, em salários – que equivaliam a R$ 26,7 mil mensais entre 2011 e 2014 e R$ 33,8 mil a partir de 2015.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital