UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Vídeo não ‘mostra moradores de Brumadinho hostilizando repórteres da Globo’
28.01.2019 - 08h14
Rio de Janeiro - RJ
Circula na internet um vídeo que mostra um grupo de pessoas hostilizando uma repórter de televisão, com uma legenda afirmando que a população de Brumadinho (MG) por pouco não linchou os jornalistas da TV Globo. Na última sexta-feira (25), uma barragem da Vale se rompeu na região, deixando dezenas de mortos e centenas de desaparecidos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Rede Globo sendo hostilizada em Brumadinho/MG”
Vídeo (aqui e aqui) que até as 8h do dia 28 de janeiro de 2019 já tinha sido compartilhado mais de 15 mil vezes no Facebook
Falso
O vídeo analisado pela Lupa não foi gravado em Brumadinho (MG) nem data desta semana. Ele mostra uma repórter e um repórter cinematográfico ao lado de alguns caminhões parados e diante de um grupo de pessoas que vestem verde e amarelo e gritam palavras de ordem contra a TV Globo.
A gravação, que dura cerca de um minuto, foi feita em maio de 2018, na cidade mineira de Montes Claros, durante a greve dos caminhoneiros. A manifestação contra os repórteres foi assunto de reportagem do site Comunique-se, e o vídeo aparece em tuítes como o que pode ser visto a seguir.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital