UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa imagem que mostra Rodrigo Santoro segurando papel escrito ‘Fora Bolsonaro’
01.02.2019 - 17h08
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem do ator brasileiro Rodrigo Santoro segurando um papel escrito “Fora Bolsonaro”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Foi dada a largada por Rodrigo Santoro”
Publicação do Facebook que até as 15h do dia 1º de fevereiro de 2019 já tinha sido compartilhado mais de mil vezes
Falso
A imagem que circula nas redes sociais é uma montagem e circula desde, pelo menos, 2017. A foto original mostra Rodrigo Santoro segurando um cartaz de uma campanha realizada pela ONU em 2015. Nela, o ator aparece segurando a placa da primeira meta global determinada pela ONU: o fim da pobreza.
Em 2015, a ONU realizou uma campanha para divulgar as Metas Globais da entidade. Além de Rodrigo Santoro, outros brasileiros também participaram da ação. São eles: Gilberto Gil, Alice Braga, Wagner Moura, Criolo, Lenine.
Essa informação também foi desmentida pelo Boatos.org e pelo E-farsas, ainda em 2017.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.01.2025 - 19h56
Fraude
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre Pix foi manipulado com IA para aplicar golpe

Circulam nas redes, vídeos em que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirma que, após o caso da falsa cobrança do Pix, a população deve correr para adquirir outros direitos, como o resgate de valores esquecidos no CPF. É falso. Trata-se de uma deepfake. O vídeo do deputado foi usado para aplicar golpes que extorquem dinheiro das vítimas.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 19h31
Política
Vídeo sobre Trump proibir voos do Brasil é de 2020

Circula nas redes sociais que o presidente eleito Donald Trump teria cogitado proibir voos do Brasil para os EUA. Falta Contexto. O vídeo é antigo e não está relacionado a medidas recentes de Trump. A reportagem do Jornal da Record, citada na publicação, foi ao ar em maio de 2020, quando Trump considerou a proibição devido à pandemia de Covid-19.

Catiane Pereira
20.01.2025 - 15h46
Fraude
Golpe usa imagem de Zuckerberg para divulgar plataforma que promete ganhos diários de R$ 200

Vídeos afirmam que o dono da Meta, Mark Zuckerberg, lançou uma plataforma em que usuários do Facebook podem ganhar R$ 200 por dia. Os posts dizem que o valor pode ser garantido em um site. É falso. Trata-se de um golpe. Os vídeos de Zuckerberg foram descontextualizados. A plataforma não pertence a ele e, além disso, é paga e não é confiável.


Evelyn Fagundes
20.01.2025 - 15h04
Saúde
Deepfake usa Fátima Bernardes para vender falso tratamento ocular

Post mostra um vídeo no qual a jornalista Fátima Bernardes questiona se as pessoas viram o testemunho do pastor Lamartine, que teria ficado cego, mas descobriu uma receita que alivia e cura glaucoma, cataratas e até regenera a visão. Na sequência, é exibido o relato do religioso sobre um produto chamado Oculiv. É falso. O vídeo foi gerado por IA.

Maiquel Rosauro
20.01.2025 - 14h28
Política
Vídeo de Nikolas Ferreira sobre o Pix não foi exibido na Times Square, em Nova York; trata-se de montagem

Circula nas redes uma imagem que sugere que o vídeo produzido pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre a suposta taxação do Pix foi exibido na Times Square, em Nova York. É falso, a imagem foi editada. A foto original que ocupava o famoso painel eletrônico foi registrada em 16 de outubro de 2009, por Matt Wade.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital