UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que vídeo explícito postado por Bolsonaro tenha sido gravado no exterior
14.03.2019 - 16h13
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais a “informação” de que uma perícia teria descoberto que o vídeo de conteúdo explícito publicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) no carnaval deste ano teria sido gravado no exterior. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A perícia mostrou que o vídeo que o Bozo (sic) postou é americano!”
Imagem e que, até as 13h30 do dia 14 de março, já tinha sido compartilhada mais de 290 vezes no Facebook
Falso
A frase que consta na postagem analisada pela Lupa é falsa. O vídeo de conteúdo explícito que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) publicou no dia 6 de março de 2019 foi gravado em São Paulo, durante o desfile do bloco de carnaval BloCU. Voltado para o público LGBT, o BloCU desfilou na região da Praça da Sé dois dias antes do tuíte do presidente.
Há fartas evidências que atestam isso. Os dois protagonistas do vídeo foram entrevistados pelo jornal Folha de S.Paulo, e disseram que aquele foi “um ato contra o conservadorismo e contra a colonização dos nossos corpos e nossas práticas sexuais”.
A organização do BloCU também publicou nota depois da divulgação da gravação, criticando o presidente por usar “um fato isolado” do carnaval “na tentativa de incitar o ódio à comunidade LGBT+”.
O vídeo em questão, divulgado por Bolsonaro durante o carnaval, tem cerca de 40 segundos. Nele, um homem urina na nuca de outro durante performance em cima de um ponto de táxi.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.06.2024 - 15h49
Política
É falso que ‘segurança do rei’ mandou Lula descer degrau e se afastar de autoridade

Circula nas redes um vídeo cuja legenda afirma que o presidente Lula, ao se dirigir ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed al-Nahyan, é alertado pelo "segurança do rei" a se afastar. É falso. A pessoa que aparece nas imagens é o chefe do Banco Mundial, Ajay Banga, que orienta Lula na posição oficial na foto da Cúpula do G7.

Ítalo Rômany
18.06.2024 - 13h25
Meio Ambiente
É falso que pesquisa da Nasa desmente ambientalistas

Circula pelas redes sociais que um estudo da Nasa teria mostrado que a agricultura brasileira ocupa apenas 7,6% do território nacional. Esse dado seria uma forma de desmentir ambientalistas e provar que existe “pressão e manipulação” no setor agro do país. É falso. A pesquisa é antiga e não considera as áreas de pastagens.

Carol Macário
18.06.2024 - 13h22
Política
É falso que vídeo mostra ‘ministro de Lula’ roubando dinheiro em culto

Post traz um vídeo no qual um homem aparentemente retira dinheiro de uma sacola durante coleta de ofertas em um culto. A legenda diz que o homem seria um ‘ministro de Lula’. É falso. O vídeo foi invertido e está sendo exibido de trás para frente. Além disso, quem aparece nas imagens é o ex-presidente do Paraguai Horacio Cartes.

Catiane Pereira
17.06.2024 - 18h12
Política
Condenação anulada pelo TSE não permite que Bolsonaro concorra em 2026

Circulam nas redes sociais publicações afirmando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou uma condenação contra Jair Bolsonaro (PL). Falta contexto. Embora isso tenha ocorrido, o ex-presidente continua inelegível até 2030 devido a outras duas condenações na Corte.


Gabriela Soares
17.06.2024 - 17h28
Polícia
É falso que polícias emitiram alerta por ‘saidinha’ de 50 mil presos

Post alega que as polícias estão alertando as pessoas para andarem com carros fechados, vidros travados, evitar passear a pé com crianças e não andar com celular na mão porque 50 mil presos saíram da prisão na "última saidinha”. É falso. Nenhuma força de segurança dos estados divulgou alerta sobre saída de presos. 

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital