UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que o Brasil comprou ou ganhou de Israel 15 helicópteros militares
03.04.2019 - 16h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais fotos de um helicóptero de uso militar, acompanhadas de uma legenda que “informa” que o governo federal acaba de adquirir 15 unidades do equipamento. Duas delas já estariam em solo brasileiro.
Também circula um vídeo que mostra o helicóptero fazendo um sobrevoo baixo em uma pista. Nesse caso, a legenda “informa” que o Brasil ganhou de presente de Israel 15 helicópteros modelo AH-64 Apache para combater o crime organizado. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Papai Bolsonaro mandou vir 15 desses aí! Sistema de mira e de câmeras, coisa de outro mundo! Chegaram dois aqui no Rio de Janeiro hoje!”
Legenda de imagem que, até as 16h do dia 3 de abril de 2019, tinha mais de 25 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
O governo federal não comprou 15 helicópteros recentemente, nem tem planos para fazer isso. Procurada pela Lupa, a assessoria de imprensa da Força Aérea Brasileira respondeu, por e-mail, que não existe a intenção de adquirir novos equipamentos desse tipo.
O helicóptero que aparece nas fotos é o T-129 Atak, produzido pela Turkish Aerospace, da Turquia. A empresa, que participa de 2 a 5 de abril da feira de tecnologia de segurança e militar LAAD 2019, no Rio de Janeiro, trouxe a aeronave para o Brasil e tem feito várias apresentações pelo país.

“Brasil ganha de presente de Israel 15 helicópteros AH-64 Apache, o mais avançado para combater o crime organizado. Fruto de um novo Brasil”
Legenda de vídeo que, até as 12h do dia 3 de abril de 2019, tinha 3.839 compartilhamentos e 37 mil visualizações no Facebook
Falso
O governo israelense não doou 15 helicópteros AH-64 Apache, da Boeing, para o Brasil. Não há qualquer referência a esse “presente” na página do Ministério das Relações Exteriores que traz o resultado da visita de Bolsonaro ao país, entre 31 de março e 2 de abril, ou nos comunicados de imprensa do governo israelense. Procurado pela Lupa, o Ministério da Defesa afirmou, por telefone, que não houve qualquer doação.
Além disso, o helicóptero que aparece no vídeo não é o AH-64 Apache, mas o T-129 Atak, produzido pela Turkish Aerospace, da Turquia. Os helicópteros modelo AH-64 Apache são usados pela Força Aérea Israelense desde 1990. Em 1993, o governo dos Estados Unidos presenteou o país com 24 unidades.
Um estudo feito pelo Congresso norte-americano sobre a modernização da frota estimou, em 2007, que o menor custo para o Apache era de US$ 20 milhões. Ou seja, se o Brasil tivesse recebido esse presente, ele teria custado no mínimo US$ 300 milhões, ou cerca de R$ 1,1 bilhão, para o governo israelense.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital