UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que PT tenha ingressado com ação para suspender 13º do Bolsa Família
12.04.2019 - 17h41
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que o PT teria ingressado com ação para suspender o pagamento do 13º do Bolsa Família. Também circula uma foto em que deputado petista segura cartaz contra o benefício. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Vivi pra ver! Cúpula do PT entra na justiça contra o pagamento 13° salário ao Bolsa Família”
Publicação no Facebook que, até as 16h30 do dia 12 de abril, tinha sido compartilhada mais de 700 vezes
Falso
O conteúdo verificado pela Lupa é falso. O PT não ingressou com nenhuma ação contra o pagamento do 13º Bolsa Família. A informação foi desmentida pelo próprio partido, em nota publicada em seu site oficial. “O Partidos dos Trabalhadores não entrou com nenhuma ação para derrubar o decreto que cria o décimo terceiro do Bolsa Família, programa que virou lei há 15 anos, sob governo do ex-presidente Lula”, diz a nota.
O pagamento de uma 13ª parcela do benefício foi anunciado na quinta-feira (11) pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, mas ainda não foi oficializado. Para que o pagamento seja efetuado, é necessário que ele esteja previsto em lei. Segundo o ministro, o governo deve apresentar uma medida provisória no final do ano que permita esse pagamento.
Apesar de não existir nenhuma ação contra esse pagamento de autoria do PT, a presidente do partido, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), classificou a medida como uma “fraude”.

“Diga não ao décimo terceiro salário do Bolsa Família”
Texto em cartaz mostrado em foto de deputados petistas que, até as 16h30, tinha sido compartilhada mais de 400 vezes no Facebook
Falso
A foto é uma montagem. Na imagem original, publicada em 2 de agosto no Twitter pelo deputado Chico D’Angelo (PDT-RJ, à direita na foto), os dizeres do cartaz na mão do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) são: “Voto pelos 8 em 10 brasileiro(a)s que exigem a investigação!”. A investigação em questão era a primeira de duas denúncias criminais apresentadas contra o então presidente Michel Temer.
Essas informações também foram verificadas pelos sites Aos Fatos e G1.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Correção feita as 11:50 do dia 13 de abril de 2019: o partido de Chico D’Angelo não é o PT-RJ, como informado anteriormente.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital