UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Dilma e Pablo Escobar não aparecem em foto com Cristina e Néstor Kirchner
29.04.2019 - 18h21
Rio de Janeiro - RJ
Circula no Facebook uma foto de quatro adultos e três crianças ao redor de uma mesa com bebidas e uma torta. A legenda que acompanha a imagem identifica os presentes como o casal de políticos argentinos Néstor e Cristina Kirchner, a ex-presidente Dilma Rousseff e o traficante Pablo Escobar. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Pablo Escobar, Cristina Kirchner, Dilma Rousseff e Néstor Kirchner. Alta sociedade do crime reunida
Publicação que, até as 17h do dia 29 de abril, tinha sido compartilhada mais de 8,2 mil vezes no Facebook
Falso
A foto analisada pela Lupa não mostra a ex-presidente Dilma Rousseff e nem o traficante colombiano Pablo Escobar, e sim Miguel Ángel Zuvic e sua esposa, Ema. Zuvic é pai da política argentina Mariana Zuvic. Os outros dois adultos na foto de fato são Néstor e Cristina Kirchner.
Essa imagem começou a circular na Argentina em novembro de 2014, alegando uma falsa reunião entre o casal de peronistas argentinos e o traficante colombiano. À época, o próprio Zuvic desmentiu a informação. Segundo o jornal La Gaceta, que checou a desinformação na época, Miguel postou em seu Facebook a ocasião em que a fotografia foi tirada. “Essa foto foi em um aniversário meu, já que Néstor, também de Peixes e do mesmo ano de nascimento (1950), gostava de passar conosco”, escreveu. De acordo com ele, a mulher entre Néstor e Cristina era sua falecida esposa, Ema, e não a ex-presidente brasileira.
Checagem semelhante foi feita pelos sites e-farsas e Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital