UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É antigo vídeo que mostra supostos grevistas quebrando orelhões
18.06.2019 - 19h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que cinco supostos grevistas destroem quatro orelhões. Uma legenda diz que o ato de vandalismo ocorreu em Rio Branco, no Acre, durante a greve geral de 14 de junho deste ano. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:

“Assim segue a greve dos ‘cidadãos de bem’ vandalizado (sic) em Rio Branco (no Acre) #AGreveFoiUmFiasco”
Legenda de imagem que, até as 19h de 18 de junho de 2019, tinha mais de 4,4 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
O vídeo analisado pela Lupa é antigo e não foi gravado em Rio Branco. A gravação que mostra os orelhões sendo depredados foi feita em 28 de abril de 2017, durante a greve geral contra a reforma da Previdência no governo de Michel Temer (MDB). Houve quebra-quebra e pancadaria em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. O vídeo já aparecia no YouTube na data da paralisação e também foi exibido no Jornal da Band.
A reportagem da Band afirma que os orelhões foram quebrados em São Paulo, não em Rio Branco. A gravação mostra que o ato ocorreu ao lado de uma loja da Casas Bahia, que fica em um amplo calçadão. Com a ajuda do Google Maps, é possível ver o local exato: a Rua Conselheiro Crispiniano, no centro da capital paulista, perto do Theatro Municipal.
Uma checagem semelhante foi feita recentemente pelo site Aos Fatos.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


08.07.2025 - 19h27
Fraude
É golpe quiz que oferece fraldas Pampers; site não é oficial da empresa

 Circula no Facebook um post afirmando que é possível adquirir um kit de fraldas da marca Pampers por meio de uma avaliação feita em um site. É falso. Trata-se de um golpe. O portal não é o oficial da empresa. 


Evelyn Fagundes
08.07.2025 - 12h36
Política
Cristiana Lôbo não é autora de texto sobre ‘populismo socialista’ de Lula

Post no Facebook diz que a jornalista Cristiana Lôbo divulgou que um organismo, sediado em Washington, enviou ao Senado brasileiro um documento que detalha os próximos movimentos do presidente Lula, que possuem como foco um ‘populismo socialista’. É falso. O texto é antigo e não foi redigido por Cristiana Lôbo, que morreu em 2021.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital