UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Tuíte com crítica a Maia não foi feito pelo ministro Paulo Guedes
25.06.2019 - 18h48
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um tuíte atribuído ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com críticas ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao Congresso Nacional. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Por acaso você elegeu Rodrigo Maia para ser Presidente, 1º Ministro, ou Rei do Brasil? Não podemos aceitar o governo paralelo que esse Maia, a esquerda e o centrão estão querendo implantar no País! Nós elegemos Bolsonaro para ser Presidente!”
Texto de tuíte atribuído ao ministro Paulo Guedes que, até as 20h de 25 de junho de 2019, tinha mais 4,3 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
O tuíte analisado pela Lupa não foi feito pelo ministro Paulo Guedes. A assessoria de imprensa do Ministério da Economia informou, em nota, que Guedes não tem conta no Twitter. Sendo assim, não é possível que o ministro tenha feito a crítica a Rodrigo Maia (DEM-RJ) que está sendo reproduzida em redes sociais.
No dia 13 de junho, Ministério da Economia listou em seu Twitter os perfis confiáveis ligados à pasta. O órgão lembrou ainda que o ministro não tem perfil em nenhuma rede social.
O perfil autor do tuíte em questão –  @pauloguedes1234 – está ativo desde maio de 2019 e publica regularmente. Esta não é a única publicação que cita o presidente da Câmara. No dia 22 de junho, por exemplo, a conta divulgou a escolaridade de Maia, criticando o parlamentar por ter apenas ensino médio completo.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital