UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso tuíte de Paulo Guedes que critica vazamento de conversas de Moro e procuradores
12.07.2019 - 14h57
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um tuíte atribuído ao ministro da Economia, Paulo Guedes, com críticas ao vazamento de conversas entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, e procuradores da força-tarefa da Operação Lava Jato do Paraná. Os diálogos teriam ocorrido na época em que Moro era juiz e têm sido revelados pelo Intercept Brasil e outros veículos parceiros, como Folha de S.Paulo e Veja. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“(…) Os caras roubaram perto de 1 trilhão e a suprema corte esta (sic) analisando a suspeição de um juiz, com bases (sic) em ‘vazamentos’ não periciados feito (sic) por um cidadão que já foi banido de dois países!”
Tuíte atribuído ao ministro da Economia, Paulo Guedes, que, até as 12h de 12 de julho de 2019, tinha mais de 2,9 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
O tuíte verificado pela Lupa é falso. O ministro Paulo Guedes não tem conta em nenhuma rede social, de acordo com nota enviada pela assessoria de imprensa do Ministério da Economia. Com isso, jamais poderia ter publicado uma mensagem com críticas aos vazamentos de conversas entre Moro e procuradores. Em 13 de junho, o Ministério da Economia publicou inclusive uma lista de perfis confiáveis ligados à pasta nas redes sociais – todos são institucionais.
A conta @pauloguedes1234 publica mensagens regularmente fingindo pertencer ao ministro da Economia. Está ativa desde maio de 2019. Muitos desses tuítes acabam viralizando nas redes sociais e dois deles já foram verificados anteriormente pela Lupa. No início de junho, uma mensagem falsa criticava o jornalista e cofundador do Intercept, Glenn Greenwald. Outro tuíte da conta falsa dizia que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não foi eleito para ser presidente, primeiro-ministro ou rei do Brasil.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.07.2024 - 16h16
Internacional
É falso que antifa chamado Mark Violets atirou em Donald Trump

Post alega que o Departamento de Polícia de Butler identificou que o homem que atirou em Donald Trump se chama Mark Violets, um membro da Antifa. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra Violets sobre um telhado supostamente morto. É falso. O homem no vídeo é Thomas Matthew Crooks, morto pelo Serviço Secreto norte-americano.

Maiquel Rosauro
17.07.2024 - 15h12
Política
Agente do Serviço Secreto dos EUA não foi impedido de disparar em atirador de Trump

Circula nas redes o relato de um suposto agente do Serviço Secreto dos EUA chamado Jonathan Willis, afirmando que foi impedido de disparar contra o atirador que tentou assassinar o ex-presidente dos EUA Donald Trump. É falso. O Serviço Secreto esclareceu que não tem nenhum agente com esse nome e classificou a história como “categoricamente falsa”.


Gabriela Soares
17.07.2024 - 15h08
Política
É falso que governo confirmou fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família

Post alega que Lula confirmou o fim do pagamento de R$ 600 no Bolsa Família. A publicação possui um vídeo no qual uma mulher diz que o ministro Fernando Haddad afirmou que haverá cortes para famílias que recebem benefícios sociais. É falso. O governo não confirma a informação. Haddad não disse que haverá cortes para famílias em benefícios sociais.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h29
Internacional
Homem em vídeo viral não é autor de atentado contra Donald Trump

Homem em um vídeo viral alega ser Thomas Matthew Crooks, o responsável por atirar em Donald Trump em um comício, no sábado (13). É falso. Crooks foi morto pelo serviço secreto após os disparos. O homem no vídeo é um usuário do X que tentou fazer uma trollagem. Ele se arrependeu e disse que o vídeo foi um erro.

Maiquel Rosauro
16.07.2024 - 17h03
Eleições nos EUA
Diretor do FBI não revelou que deputado do partido de Biden mandou matar Trump

Circula nas redes post afirmando que o diretor do FBI descobriu que o atirador que tentou matar Donald Trump foi contratado por um deputado democrata para cometer o crime. É falso. Não há qualquer declaração pública sobre esse suposto fato. As investigações ainda estão no início e não há participação de qualquer outra pessoa no crime, diz o FBI.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital