UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que padre Marcelo foi atacado por dizer que ‘gordas não vão para o céu’
16.07.2019 - 20h05
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra o padre Marcelo Rossi sendo empurrado durante uma missa em Cachoeira Paulista, no interior de São Paulo. Em publicações estrangeiras, legenda diz que o ataque ocorreu depois que o religioso disse que ‘mulheres gordas não vão para o céu’. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Isso aconteceu no #Brasil durante uma missa em Cachoeira Paulista, São Paulo, quando um padre disse ‘Mulheres gordas não vão para o #Céu’. Veja o que uma mulher faz”
Legenda de vídeo que, até as 18h30 de 16 de julho de 2019, tinha 153 compartilhamentos e mais de 7,7 mil visualizações no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O vídeo que mostra o padre Marcelo Rossi sendo atacado começou a circular em outros países, como Kuwait, Estados Unidos e Chile. Os posts, no entanto, atribuem ao religioso uma frase que ele não disse e que, segundo as publicações, seria o motivo pelo qual a mulher responsável pelo ataque o teria empurrado.
Antes de ser atacado, o padre falava sobre a função de um sacerdote – e não fez nenhuma menção à frase atribuída a ele nas publicações que começaram a circular em outros países, de que “mulheres gordas não vão para o céu” (leia aqui a homilia completa do padre Marcelo). “Essas mãos não mais me pertencem. Pecadoras, fracas, mas essas mãos pertencem a Jesus. Tanto que o sacerdote age na pessoa de Cristo. Para servir, para abençoar”, diz o padre. Nesse instante, é derrubado do palco. Ele não se feriu e continuou a missa depois da queda.
Um boletim de ocorrência sobre o caso foi registrado pela polícia de Lorena, cidade próxima, onde havia plantão. A mulher foi ouvida e liberada. A delegacia de Cachoeira Paulista informou à Lupa, por telefone, que não foi prestada queixa pelo padre Marcelo por agressão. Por isso, não haverá consequências para a autora do ataque. Em vídeo posterior ao incidente, o religioso disse que a mulher tinha sido perdoada.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


17.01.2025 - 20h35
Deepfake
Vídeo em que advogado fala sobre FGTS foi manipulado com uso de IA

Circula nas redes um vídeo em que um homem diz que pessoas que trabalharam como CLT durante os últimos quatro anos podem resgatar o lucro do FGTS em um site. É falso. O vídeo usa a imagem do advogado Alexandre Ferreira. Ele não fez as declarações. A Lupa verificou duas versões da mesma narrativa, ambas foram criadas com inteligência artificial.

Evelyn Fagundes
17.01.2025 - 17h00
Golpe
Vídeo manipula imagens de Nikolas Ferreira e César Tralli para aplicar golpe

Circula, pelas redes sociais, um vídeo que mostra o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e o jornalista César Tralli divulgando uma indenização de até R$ 7 mil a que quase todos os brasileiros teriam direito. É falso. O vídeo foi feito com o uso de Inteligência Artificial (IA) para manipular a imagem de Tralli e Nikolas.

João Pedro Capobianco
17.01.2025 - 12h38
Política
Veículo LGBTQIA+ no Ceará não é ambulância exclusiva

Circula nas redes um vídeo de um veículo com as cores da bandeira LGBTQIA+, descrito como ambulância exclusiva para essa população. Falta Contexto. O Governo do Ceará inaugurou a unidade móvel Dandara Ketlely, que é voltada para atendimentos sociais e preventivos, e não a serviços ambulatoriais e emergenciais.

Catiane Pereira
16.01.2025 - 18h07
Política
Mulher que aconselha pessoas a se endividarem não é ‘petista dando aula’; vídeo é humorístico

Em vídeo, mulher aconselha as pessoas a se endividarem com empréstimos bancários. Segundo o post, a pessoa seria uma petista ministrando uma aula de economia. É falso. Trata-se de um vídeo de humor. No conteúdo original, a mulher interpreta a personagem “Nath Gastanças”, uma satíra à influenciadora de conteúdos de educação financeira Nath Finanças.


Evelyn Fagundes
16.01.2025 - 16h47
Economia
É falso que Fernando Haddad disse que gosta de taxar pobres

Vídeo que circula nas redes afirma que o ministro da Fazenda Fernando Haddad disse gostar de taxar os pobres, que representam 98% da população brasileira, contra 2% de milionários. É falso. Não há indícios de que Haddad tenha feito essa declaração, que apresenta uso de inteligência artificial. Além disso, os percentuais apresentados estão errados.

Maiquel Rosauro
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital