UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que imagem antiga mostre Miriam Leitão com arma na guerrilha
22.07.2019 - 17h16
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma foto antiga com uma mulher empunhando uma arma ao lado do capitão do Exército Carlos Lamarca, que participou da luta armada contra a ditadura. Uma legenda diz se tratar da jornalista Miriam Leitão. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A inocente Miriam Leitão segurando uma inocente furadeira…”
Texto de imagem que, até as 16h de 22 de julho de 2019, tinha mais de 4,5 mil compartilhamentos no Facebook
Falso
A mulher retratada na foto analisada pela Lupa não é a jornalista Miriam Leitão, mas uma bancária não-identificada do Bradesco. A imagem foi feita por um fotógrafo do Grupo Folha em 22 de janeiro de 1969, durante a ditadura militar. Naquele dia, houve um treinamento de defesa contra assaltos para os funcionários do banco no quartel de Quitaúna, em Osasco (SP). O curso era voltado especialmente para as pessoas que trabalhavam nos caixas e, entre os instrutores, estava o capitão Carlos Lamarca. Mais tarde naquele ano, ele abandonou o Exército para integrar a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), uma das organizações que lutaram contra a ditadura militar. Foi morto em 1971.
Em janeiro de 1969, quando a foto foi tirada, Miriam Leitão tinha apenas 15 anos e vivia em Caratinga, no interior de Minas Gerais. Ela jamais foi acusada de participar da luta armada contra a ditadura, e sim de participar do PCdoB, à época um partido clandestino, de aliciar estudantes, e de fazer panfletagem e pichações. Foi presa aos 19 anos, grávida, quando morava na cidade de Vitória (ES). Durante esse período, foi torturada, espancada e ameaçada de estupro. Miriam foi inocentada de todas as as acusações feitas contra ela na ditadura.
Publicações inverídicas sobre a jornalista, que é colunista de economia do Grupo Globo, voltaram a circular nos últimos dias, depois que o presidente da República, Jair Bolsonaro, a criticou em um café da manhã com a imprensa estrangeira, em 19 de julho. Bolsonaro disse que Miriam participou da luta armada e foi presa quando se dirigia para a guerrilha do Araguaia. Ambas as informações são falsas. No ano passado, a Lupa desmentiu a informação de que a jornalista foi presa por participar de um assalto a banco em São Paulo.
Essa informação também foi verificada pelos sites Aos Fatos e Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.06.2024 - 18h04
Educação
Lula criticou acesso difícil ao dizer que ‘universidade foi feita para ricos, não para pobres’

Vídeo mostra trecho de discurso do presidente Lula afirmando que as universidades foram feitas para ricos, não para pobres. O post tem sido compartilhado como se o político criticasse as cotas para pessoas de baixa renda e quilombolas. Falta contexto. No pronunciamento, o presidente disse que as oportunidades de acesso ao ensino superior não são iguais para todos.

Evelyn Fagundes
14.06.2024 - 17h38
Política
Vereador do PT foi preso por posse irregular de arma, não por desviar doações no RS

Circula nas redes um post dizendo que um vereador de Palmares do Sul (RS), filiado ao PT, foi preso por desviar doações destinadas ao Rio Grande do Sul. É falso. O vereador Filipe Lang (PT), um dos alvos de uma operação da Polícia Civil, foi detido em flagrante, mas por posse irregular de arma de fogo. O parlamentar foi liberado após pagar fiança.

Ítalo Rômany
14.06.2024 - 11h04
Política
É falso que relatório de CPI provou que Lula premeditou atos de 8 de janeiro

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula tinha conhecimento dos atos golpistas de 8 de janeiro — e que, portanto, o petista premeditou o crime. A prova seria o relatório final da CPI dos Atos Antidemocráticos do DF. É falso. Em nenhum momento o texto associa o nome do petista aos ataques ou o coloca entre os indiciados pelo crime.

Ítalo Rômany
13.06.2024 - 19h52
Política
Lula não disse que “a borracha vai cantar” sobre professores em greve

Circula nas redes um vídeo que mostra uma imagem do presidente Lula fazendo um discurso. O post contém a seguinte frase: “Lula manda recado: professores acabem com essa greve, senão a borracha vai cantar”. É falso. A foto se refere a um pronunciamento feito no dia 10 deste mês, mas a fala presente na legenda do conteúdo não foi feita pelo político.


Evelyn Fagundes
13.06.2024 - 17h18
Segurança pública
É falso que lei federal exige guarnições para atender a população LGBT+

Vídeo mostra foto de uma viatura da polícia militar na cor lilás. Segundo o áudio do vídeo, uma lei federal determinou que esse tipo de veículo deveria ser adotado pelas polícias e forças armadas para o atendimento à população LGBT+. É falso. A imagem foi feita no Piauí e se refere aos veículos utilizados na patrulha de combate à violência contra a mulher.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital