UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É verdadeiro que agrotóxicos liberados pelo governo contêm ativo que extermina abelhas
25.07.2019 - 17h07
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a informação de que na nova leva de agrotóxicos liberados pelo governo Bolsonaro há substâncias que contêm o princípio ativo sulfoxaflor, que contribui no extermínio de abelhas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Governo Bolsonaro libera sulfoxaflor – agrotóxico que extermina abelhas”
Imagem  que, até as 17h de 25 de julho de 2019, tinha mais de 500 compartilhamentos no Facebook
Verdadeiro
A informação analisada pela Lupa é verdadeira. Um estudo da Universidade de Holloway, em Londres, mostrou que o sulfoxaflor diminui a população de abelhas em até 54%. Na segunda-feira (22), o Ministério da Agricultura aprovou o registro de mais 51 agrotóxicos – e em ao menos seis deles o princípio ativo sulfoxaflor está presente. O órgão apontou que a utilização dos produtos deve ter restrições de uso estabelecidas pelo Ibama.
O coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins da Secretaria de Defesa Agropecuária, Carlos Venâncio também reconheceu que, com a liberação do agrotóxico, pode existir impacto para insetos polinizadores e destacou a importância da avaliação do Ibama. “Foram apresentados estudos técnicos sobre o impacto dos resíduos nas abelhas para determinar o que pode ou não ser aprovado. O Ibama tem a liberdade técnica de aprovar ou não o produto ou para estabelecer restrições de uso que garantam a segurança para os insetos polinizadores”, afirma Venâncio.
Em abril deste ano, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, reconheceu que sulfoxaflor é um problema para as abelhas. Durante sessão na Câmara dos Deputados, a ministra afirmou que “esse produto muito provavelmente entrou de maneira ilegal, está sendo usado de maneira errônea e causou a morte das abelhas.” Na época, produtos com a substância não eram permitidos no Brasil.
O Ministério da Agricultura informa que o sulfoxaflor teve seu registro do produto técnico concedido no fim de 2018. O ingrediente ativo passou por uma consulta pública e foi aprovado pela  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


09.09.2024 - 18h17
Meio Ambiente
Vídeo de balsa com madeira não foi gravado durante o atual governo Lula

Vídeo mostra uma balsa gigante com enormes troncos de madeira. A legenda afirma que o registro é recente, gravado durante a atual gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A gravação circula pelas redes sociais pelo menos desde 2017.

Catiane Pereira
09.09.2024 - 16h02
Clima
Homem que aparece em vídeo ateando fogo em canavial controlava incêndio

Circula, nas redes sociais, um vídeo que mostra um homem ateando fogo em um canavial. A legenda da publicação diz que ciclistas da cidade de Barra Bonita (SP) flagraram a ação e anotaram a placa do veículo em que ele estava. Falta contexto. O homem que aparece no vídeo é brigadista de incêndio e estava controlando o fogo em uma plantação.

João Pedro Capobianco
09.09.2024 - 15h20
Fraude
É golpe site que disponibiliza R$600 por meio do ‘Auxílio Reconstrução’

Circula nas redes sociais um site que oferece o serviço de “consulta” para que o usuário possa verificar se o CPF está apto a receber o “Auxílio Reconstrução”, benefício financeiro do governo destinado a famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. É golpe. O link não é governamental. O site oferece riscos quanto à segurança dos dados


Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h33
Cultura
É falso que Lei Rouanet financiou performance de homem com bolsa

Circula nas redes um vídeo em que um homem faz uma apresentação artística com uma bolsa. A legenda do post sugere que a performance teria sido financiada pela Lei Rouanet, mecanismo público de fomento cultural brasileiro. É falso. A gravação não foi feita no Brasil, mas em Bruxelas, e não recebeu nenhum aporte financeiro por meio da lei.

Evelyn Fagundes
06.09.2024 - 17h00
Internet
É falso que Musk pode ‘cortar o acesso de internet’ da Vivo, Claro e Tim

Circula nas redes um vídeo em que um homem afirma que Elon Musk poderia cortar o acesso de internet do Brasil, incluindo as empresas Vivo, Tim e Claro, causando um colapso no país. É falso. Musk não pode fazer isso, pois as operadoras não dependem da Starlink. Mais de 90% da internet no país é conectada por cabos submarinos, segundo a ANATEL.


Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital