UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É editado vídeo que mostra Lula dizendo que compraria voto de baianos por R$ 10
27.07.2019 - 12h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente Lula fala sobre o povo baiano. Na legenda, a informação é de que Lula afirmou que “com R$ 10 compra o voto dos baianos”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Lula diz que com 10 reais compra o voto dos Baianos!”
Legenda de vídeo  que, até as 17h de 26 de julho de 2019, tinha mais de 200 compartilhamentos no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O ex-presidente Lula não afirmou que compraria votos de baianos com R$ 10. Em 2017, o petista concedeu uma entrevista à Rádio Metrópole, de Salvador, e sua fala foi editada no vídeo que circula pelas redes sociais.
No vídeo editado, Lula fala: “Porque, veja, eu tô apanhando que nem cachorro vira-lata, bicho. Se eu for candidato, é… Serei candidato pra ganhar, se Deus quiser, com a ajuda do povo baiano. Você sabe que aqui… Você dá R$ 10 para o pobre, vira um consumidor. Então é apenas a gente saber lidar corretamente com o povo”
Contudo, no vídeo original, o ex-presidente diz: “vamos dar ao povo a chance de resolver o seu problema. Vamos incluí-lo no mercado. Você dá R$ 10 para o pobre e ele vira consumidor, você dá R$ 10 milhões para um rico e ele enfia na conta bancária”. O petista, portanto, não estava falando em comprar votos de eleitores baianos.
O vídeo tira ainda outras falas de contexto. As imagens editadas iniciam com o ex-presidente afirmando que “tudo o que o Lula fez no governo foi roubar”. Contudo, no vídeo original o petista aparece explicando a sua teoria sobre como a Operação Lava Jato construiu uma narrativa de que o PT era uma organização criminosa e que as ações tomadas durante o governo Lula foram feitas com o objetivo de roubar. Durante a entrevista, Lula defende que “essa tese não se sustenta”.
Essa informação foi analisada pelo Aos Fatos e Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital