UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ‘biblioteca’ e ‘museu’ da Petrobras foram destruídos
29.07.2019 - 17h31
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a informação que homens trituraram o acervo de uma biblioteca mantida pela Petrobras no Rio de Janeiro. Segundo a legenda da publicação, os itens foram destruídos. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A Petrobras mantinha uma biblioteca e um museu de geologia no Rio de Janeiro, vinculado a Universidade da Petrobras, responsável pela formação e atualização de seus profissionais e intercâmbio com universidades. Homens chegaram na biblioteca e avisaram que os profissionais da Petrobras deveriam retirar o que quisessem, porque tudo seria triturado. Destruíram o acervo e os registros de pesquisas. Lembram nazifascistas queimando livros”
Legenda da imagem  que, até as 15h de 29 de julho de 2019, tinha mais de mil compartilhamentos no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A biblioteca e a exposição mantidas pela Petrobras não foram destruídos. A empresa informou, em nota, que as instalações da Universidade Petrobras (UP) estão passando por um processo de migração e seus laboratórios e exposições estão sendo transferidos de local. Segundo a companhia, o Espaço de Geociência Terra & Petróleo, por exemplo, teve seu acervo “cuidadosamente embalado e transportado, e atualmente se encontra completamente preservado aguardando apenas a sua montagem em local apropriado.”
Diferentemente do que circula pelas redes sociais, os livros também não foram “triturados.” A Petrobras afirma que as obras de arte da biblioteca da Universidade Petrobras passam por uma triagem periódica – os livros em bom estado são mantidos, e os que tenham conteúdo defasado ou estejam em mau estado de conservação são levados para reciclagem. A empresa diz que “segue adicionando livros ao seu acervo, priorizando obras que possuam versões digitais, exatamente na intenção de garantir a maior disseminação possível para esses conteúdos.”
Essa informação começou a circular após o site GGN divulgar uma reportagem afirmando que o acervo da UP teria sido destruído, na última sexta-feira (26). Nesta segunda-feira (29), o site publicou uma nota esclarecendo que a informação estava errada.
Essa informação também foi verificada pelo E-farsas.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 14h59
Internacional
Imagem das Cataratas do Niágara em ‘vermelho sangue’ foi criada com IA

Circula no Facebook uma suposta imagem que mostra as águas das Cataratas do Niágara totalmente avermelhadas. Segundo o post, as quedas d’água, localizadas na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos, ficaram no tom “vermelho sangue” por dez minutos sem explicação alguma. É falso. A imagem foi gerada por Inteligência Artificial (IA). 


Evelyn Fagundes
03.07.2025 - 13h56
Economia
É golpe publicações que prometem desconto de 95% em produtos na Shopee

Diversos vídeos no Facebook alegam que a Shopee está promovendo uma mega promoção de dez anos da empresa com descontos de até 95% sobre o valor dos produtos. Para isso, é preciso clicar no link “saiba mais”. É falso, trata-se de um golpe. A Shopee não realiza tal campanha e quem faz as compras a partir do link não recebe os produtos.

Maiquel Rosauro
03.07.2025 - 13h42
Fraude
Site falso se passa por banco indiano para aplicar golpes

Circula no Facebook um vídeo afirmando que é possível adquirir, em um site, um cartão de crédito com R$6 mil de limite do banco chamado Slice. É falso. Trata-se de um golpe. O site não é o oficial da fintech que, na realidade, é indiana e segundo constatam os dados do Banco Central, não é uma instituição autorizada para operar no Brasil.

Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital