UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Drauzio Varella recomendou suplemento contra dores articulares
02.09.2019 - 18h23
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma entrevista falsa com o médico Drauzio Varella. O texto simula uma recomendação do médico para o uso de um suplemento alimentar contra dores nas articulações. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Reportagem do Fantástico Anuncia: O Fim das Dores Articulares Finalmente Chega ao Brasil – Drauzio Varella”
Título de conteúdo publicado em uma versão falsificada do site de Drauzio Varella, que, até as 17h do dia 2 de setembro, tinha sido compartilhada por pelo menos 835 pessoas
Falso
O conteúdo analisado pela Lupa é falso. O doutor Drauzio Varella nunca deu entrevista ao programa Fantástico recomendando um suplemento alimentar para dores nas articulações. “Nunca fiz nem nunca farei propaganda de remédios, muito menos desses que prometem curas sem comprovação científica. Sempre que você vir meu nome associado a algum medicamento tenha certeza: é mentira, propaganda enganosa”, disse Varella, em nota enviada à Lupa.
O conteúdo está em uma página que simula o site do médico, hospedado no UOL, e simula uma transcrição de entrevista do médico para o Fantástico. Apesar da aparência, há vários sinais claros de que se trata de uma falsificação. O site está hospedado, logicamente, em um endereço diferente. Os títulos são todos escritos com as primeiras palavras capitalizadas, o que não acontece no site original do dr. Dráuzio Varella. Além disso, há erros nos créditos – o médico aparece, simultaneamente, como autor da entrevista e entrevistado.
A “entrevista” é uma peça de marketing para um suplemento alimentar chamado Cartilax UC2. No texto, a pessoa que se passa por Varella diz que esse produto “elimina dores nas articulações”. Na publicação é mencionado, ainda, que o produto é seguro e foi “liberado pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”. No entanto, no site da agência, no qual estão listados todos os medicamentos e suplementos alimentares liberados no Brasil, o produto não aparece.
No final do texto falso, há um link direto para um site que leva o nome do produto. A empresa responsável pela página, chamada Clube Saúde e Bem Estar, foi procurada pelo telefone e por e-mail, mas não retornou aos contatos.
Essa informação também foi verificada pelo projeto Fato ou Fake. No último domingo (1º), o Fantástico, da Rede Globo, mostrou uma fala de Varella negando a recomendação. O programa classificou o conteúdo como “falso e criminoso”.
Ao jornal Folha de S. Paulo, Varella escreveu artigo criticando o que chamou de “estelionatários da internet”. “Caro leitor, se você caiu na armadilha de adquirir esse produto, nem se dê ao trabalho de cancelar a compra. O site dos vigaristas não aceita devolução. Jogue essa porcaria no lixo. Não vá tomar as cápsulas, sabe-se lá que m.. puseram dentro”, diz o texto.
Atualização, às 16h15 do dia 3 de setembro de 2019: Também circula nas redes sociais conteúdo idêntico vinculando o médico Lair Ribeiro ao Cartilax UC2. Ribeiro também negou, em publicação em sua páginas no Facebook, qualquer relação com o suplemento. “Quero deixar bem claro que não conheço esse produto chamado Cartilax. Nada sei sobre sua formulação, origem, validade de seus componentes e princípios ativos, e muito menos tenho informações sobre seu fabricante”
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.07.2025 - 16h55
Política
Vídeo de suposta juíza dos EUA criticando Moraes foi criado por IA

Um vídeo que circula no Facebook mostra uma mulher fazendo inúmeras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A legenda que acompanha a publicação diz que se trata de uma juíza dos Estados Unidos. É falso. A mulher não é real, mas um avatar criado por inteligência artificial.

Maiquel Rosauro
07.07.2025 - 16h29
Fraude
Golpe usa nome da Xiaomi e promete Poco X7 Pro para quem responder a quiz

Circula no Facebook um vídeo falso em que um homem, gerado por inteligência artificial, se apresenta como gerente da Xiaomi e promete um celular Poco X7 Pro a quem responder um quiz. É fraude. A Xiaomi nega qualquer vínculo com a ação, que já foi denunciada como golpe por usuários no Reclame AQUI.

Gabriela Soares
07.07.2025 - 15h31
Fraude
Deepfake usa imagem de Rodrigo Faro e promete falsa indenização do Nubank

Circula no Facebook um vídeo em que o apresentador Rodrigo Faro afirma que o Nubank foi intimado pela Justiça a indenizar os clientes em R$ 10 mil. O post acompanha um link. É falso. Trata-se de uma deepfake. Rodrigo Faro teve sua imagem manipulada. O link não leva para o site oficial do banco.

Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 17h14
Fraude
Montagem usa nome do Estadão e Itaú para promover falsa plataforma de investimentos

Circula no WhatsApp um link de um site que simula o jornal O Estado de S. Paulo e exibe uma notícia sobre uma plataforma de investimentos recomendada pelo CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho. É falso. Trata-se de um golpe. O banco afirmou que não promove investimentos fora de seus canais oficiais.


Evelyn Fagundes
04.07.2025 - 15h02
Redes
É falso que Janja e cantor Leonardo tenham trocado ofensas nas redes

Circula no Facebook um post afirmando que a primeira-dama Janja disse, em suas redes sociais, que o cantor Leonardo é “fracassado” e que “só pensa em bebida”. É falso. Não existem registros que evidenciem isso.  A Secretaria de Comunicação da Presidência da República afirmou que a atribuição da frase à primeira-dama é desinformativa.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital