UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que livro adulto tenha sido vendido para crianças na Bienal do Rio
09.09.2019 - 16h43
Rio de Janeiro - RJ
Circulam pelas redes sociais imagens de um livro com temática adulta e desenhos de personagens infantis que, segundo as publicações, teria sido vendido para crianças na 19ª Bienal Internacional do Livro Rio – que ocorreu no Rio de Janeiro entre 30 de agosto e 8 de setembro. Na semana passada, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), tentou censurar a venda, no evento, de uma graphic novel dos Vingadores que mostrava dois heróis se beijando. Nas publicações que viralizaram em redes sociais, as imagens aparecem juntas. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Em pleno domingo, Toffoli atende Dodge e libera livro infantil, com cenas de sexo gay no RJ”
Legenda de post no Facebook que, até as 12h de 9 de setembro de 2019, tinha sido compartilhada 533 vezes
Falso
A informação, analisada pela Lupa, é falsa. As imagens de personagens similares aos de livros infantis, que aparecem neste e em outros posts semelhantes, pertencem a uma obra adulta, As Gêmeas Marotas, de Brick Duna, publicada em Portugal em 2012. O nome do autor é um pseudônimo e faz uma referência a Dick Bruna, famoso escritor e ilustrador holandês que criou a coelhinha Miffy. Os desenhos do livro são uma sátira a Bruna.
Imagens que mostram algumas das páginas de As Gêmeas Marotas circulam na internet desde pelo menos 2014. No site das Bibliotecas de Lisboa, o livro aparece classificado como ficção para adultos. A empresa de artes gráficas Multitipo, localizada em Queluz de Baixo, Portugal, fez a impressão e afirmou por telefone à Lupa que trabalha mediante encomendas. Não se sabe quem é o real autor do livro.
Em nota, a assessoria de imprensa da Bienal do Rio afirmou que a obra não foi vendida no evento. “Vale lembrar que a Prefeitura vistoriou o festival por dois dias seguidos e não encontrou absolutamente nada que julgasse passível de qualquer questionamento legal”, diz o texto.
Alguns posts chegaram a afirmar que As Gêmeas Marotas estava entre os 14 mil livros de temática LGBT distribuídos gratuitamente no evento pelo youtuber Felipe Neto, o que também é falso. No domingo (8), ele criticou no Twitter a circulação de imagens da obra nas redes sociais, o que classificou como parte de uma estratégia para veiculação de notícias falsas pelos seguidores do presidente Jair Bolsonaro (PSL).
Uma versão desta checagem foi produzida pelos sites Aos Fatos, Boatos.org, E-farsas e Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


06.10.2024 - 10h59
Política
Chapa de oposição em Botuporã estará nas urnas, mas aguarda julgamento

Homem diz em vídeo que Moaci e Tavim – candidatos a prefeito e vice de Botuporã (BA) – tiveram as candidaturas impugnadas e não estarão nas urnas neste domingo (6). Falta contexto. Ambos estão nas urnas, porém Tavim teve o registro de candidatura "indeferido em prazo recursal ou com recurso" e aguarda julgamento por instância superior.

Maiquel Rosauro
05.10.2024 - 17h32
Eleições 2024
É golpe site que pede dinheiro para regularizar título de eleitor

Uma mensagem circula nas redes sociais afirmando ser um “aviso do TSE” sobre a necessidade de pagar uma taxa de R$ 67,33 para regularizar o título eleitoral. É falso. O TSE esclarece que não há cobrança para regularização do título, e que todos os serviços relacionados são gratuitos. O Tribunal reforça que mensagens como essa podem ser golpes.

Catiane Pereira
05.10.2024 - 13h17
Política
Vídeo de Eduardo Paes em festa na rua é antigo e não foi gravado na Maré

Um vídeo mostra Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro, dançando em uma festa de rua. A legenda afirma que o prefeito estava "cheio de pinga" no Complexo da Maré. É falso. A gravação é de 2019, e Paes não era prefeito quando foi filmado. Segundo a assessoria do candidato à reeleição, o vídeo foi feito em Magalhães Bastos, não na Maré.

Catiane Pereira
05.10.2024 - 13h09
Política
Hélio Bicudo não é autor de lista com 37 motivos para prender Lula

Circula nas redes um texto que lista 37 motivos para a prisão de Lula. O texto é atribuído ao jurista e ex-petista Hélio Bicudo. É falso. Não há comprovação de que ele seja o autor. O texto tem sido compartilhado desde 2016 sem autoria. Não há qualquer registro na imprensa ou nos perfis do jurista que prove que ele tenha sido o autor do conteúdo.

Catiane Pereira
05.10.2024 - 12h21
Eleições 2024
É falso laudo médico de Boulos, divulgado por Marçal, que o associa ao uso de drogas

Um post que circula nas redes mostra um suposto prontuário médico de Guilherme Boulos divulgado por Pablo Marçal. O objetivo seria associar Boulos ao uso de drogas. É falso. O documento apresenta diversos equívocos que comprovam que o prontuário foi forjado. Dentre eles, o número errado do RG de Boulos e a assinatura de um médico que já morreu.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital