Homem diz em vídeo que Moaci e Tavim – candidatos a prefeito e vice de Botuporã (BA) – tiveram as candidaturas impugnadas e não estarão nas urnas neste domingo (6). Falta contexto. Ambos estão nas urnas, porém Tavim teve o registro de candidatura "indeferido em prazo recursal ou com recurso" e aguarda julgamento por instância superior.
Uma mensagem circula nas redes sociais afirmando ser um “aviso do TSE” sobre a necessidade de pagar uma taxa de R$ 67,33 para regularizar o título eleitoral. É falso. O TSE esclarece que não há cobrança para regularização do título, e que todos os serviços relacionados são gratuitos. O Tribunal reforça que mensagens como essa podem ser golpes.
Um vídeo mostra Eduardo Paes (PSD), atual prefeito do Rio de Janeiro, dançando em uma festa de rua. A legenda afirma que o prefeito estava "cheio de pinga" no Complexo da Maré. É falso. A gravação é de 2019, e Paes não era prefeito quando foi filmado. Segundo a assessoria do candidato à reeleição, o vídeo foi feito em Magalhães Bastos, não na Maré.
Circula nas redes um texto que lista 37 motivos para a prisão de Lula. O texto é atribuído ao jurista e ex-petista Hélio Bicudo. É falso. Não há comprovação de que ele seja o autor. O texto tem sido compartilhado desde 2016 sem autoria. Não há qualquer registro na imprensa ou nos perfis do jurista que prove que ele tenha sido o autor do conteúdo.
Um post que circula nas redes mostra um suposto prontuário médico de Guilherme Boulos divulgado por Pablo Marçal. O objetivo seria associar Boulos ao uso de drogas. É falso. O documento apresenta diversos equívocos que comprovam que o prontuário foi forjado. Dentre eles, o número errado do RG de Boulos e a assinatura de um médico que já morreu.