UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que avião israelense tenha apagado incêndios na Amazônia brasileira
17.09.2019 - 19h24
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra um avião apagando um incêndio no meio de uma floresta. Na legenda, é informado que o avião é israelense e está apagando um incêndio na Amazônia brasileira. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Avião Israelense na Amazônia!”
Legenda de vídeo que, até as 19h do dia 17 de setembro, tinha sido compartilhado por mais de 11 mil pessoas
Falso
“Avião Israelense sobrevoando a nossa Amazônia, na colaboração de extinguir os focos de incêndios naquela região. Brasil e Israel unidos como nunca antes”
Legenda de vídeo que, até as 19h do dia 17 de setembro, tinha sido compartilhado por mais de 50 pessoas
Falso
O avião mostrado no vídeo analisado pela Lupa não é israelense, e as imagens foram registrados no lado boliviano da Amazônia. A aeronave em questão é um Boeing 747-400 SuperTanker, operado pela americana Global Supertanker. A empresa foi contratada pelo governo boliviano para ajudar no combate a incêndios florestais.
O vídeo foi publicado originalmente pela Agência de Notícias Fides (ANF), um veículo de comunicação da Bolívia, no dia 6 de setembro.
No dia 25 de agosto, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL), anunciou que Israel enviaria um avião para auxiliar no combate às queimadas na Amazônia no lado brasileiro, mas essa ajuda não se concretizou. Em 4 de setembro, uma equipe de 11 bombeiros israelenses chegou ao país para ajudar na operação. Eles voltaram no dia 10.
Essa informação também foi verificada pelos sites Aos Fatos, Fato ou Fake e Boatos.org.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital