Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o chefe de cozinha britânico Jamie Oliver venceu uma ação judicial contra a rede de fast-food McDonald’s. É falso. Não houve processo. Após Oliver demonstrar na TV como um hambúrguer do McDonald 's era feito, a empresa deixou de usar hidróxido de amônio em suas receitas.
Circula nas redes uma suposta reportagem da CNN Brasil sobre Pablo Marçal promovendo a plataforma de investimentos “Dinamica Invexon” no programa Roda Viva da TV Cultura. A publicação é falsa. Não há registro da matéria no site da CNN Brasil e nem notícias e outros portais associando Marçal à plataforma.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que a atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2025, criticou o uso de subsídios governamentais por artistas. É falso. A frase atribuída à atriz foi dita, na verdade, pelo presidente da Argentina, Javier Milei.
Uma mensagem atribuída à Receita Federal tem circulado nas caixas de e-mails alegando que o CPF da pessoa está com uma pendência grave que pode gerar multa e bloqueio do documento. É falso. Trata-se de um golpe de phishing, isto é, que tenta roubar dados se passando por uma fonte confiável. A Receita Federal alertou para esse tipo de fraude.
Circula, pelas redes sociais, a alegação de que as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como ‘Enem do concursos’, estão abertas e prestes a encerrar. É falso. Os resultados da primeira edição foram publicados na semana passada, e ainda não há data marcada ou previsão para novas inscrições.