UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que cubano recebendo extrema unção era fazendeiro executado sem julgamento
19.09.2019 - 14h34
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a imagem de um cubano recebendo extrema unção momentos antes de ser fuzilado por um pelotão das forças de Fidel Castro em 1959, durante a Revolução Cubana. Segundo a legenda que acompanha a foto, o homem era um fazendeiro, dono de um canavial, que se recusou a trabalhar em regime de escravidão na sua propriedade. Ele teria sido morto sem julgamento, por ordem de Che Guevara. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A foto abaixo ganhou um Pulitzer; um padre dando a última bênção ou a extrema unção, a um cubano lavrador dono de um canavial, que se recusou a trabalhar em regime de escravidão em seu próprio roçado, foi fuzilado sem o direito de defesa por ordem de Che Guevara, o mesmo que muitos idolatram!”
Legenda de foto no Facebook que, até as 10h30 de 19 de setembro de 2019, tinha mais de 39 mil compartilhamentos
Falso
A informação, analisada pela Lupa, é falsa. O homem que aparece recebendo a extrema unção não é um agricultor que se recusou a trabalhar em regime de escravidão. Trata-se do cabo José Cipriano Rodríguez, integrante do Exército do ditador Fulgêncio Batista, deposto em 1º de janeiro daquele ano. A imagem foi feita pelo fotógrafo Andrew Lopez, da United Press International (UPI), em 17 de janeiro de 1959.
O retrato integra um conjunto de quatro fotos que mostra os últimos momentos da vida de Rodríguez e venceu o prêmio Pulitzer de fotografia em 1960. A legenda original da foto que circula nas redes informa que o cabo foi julgado por um tribunal militar formado pelas forças revolucionárias na cidade de Matanzas, localizada no norte da ilha. Ele foi considerado culpado pela morte de dois irmãos.
No site do Pulitzer, é possível ver a segunda imagem da série, com Rodríguez em pé, de costas para a parede, sendo amarrado para o fuzilamento. O site da UPI traz a legenda original dessa foto, com a informação de que o homem foi executado logo após ser condenado por crime de guerra. De acordo com o texto, o julgamento durou apenas um minuto.
Em nenhuma das duas legendas disponíveis Lopez cita que a ordem para a execução tivesse partido pessoalmente do comandante Che Guevara. De acordo com o livro Che – Uma biografia, de Jon Lee Anderson, o revolucionário de fato ordenou execuções de opositores, mas elas ocorriam na fortaleza de San Carlos de La Cabaña, em Havana, a cerca de 100 quilômetros de Matanzas. Ele instalou-se no local em 9 de janeiro de 1959.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


13.03.2025 - 12h23
Alimentação
Chefe Jamie Oliver não processou McDonald’s pelo uso de amônia em alimentos

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que o chefe de cozinha britânico Jamie Oliver venceu uma ação judicial contra a rede de fast-food McDonald’s. É falso. Não houve processo. Após Oliver demonstrar na TV como um hambúrguer do McDonald 's era feito, a empresa deixou de usar hidróxido de amônio em suas receitas.

João Pedro Capobianco
11.03.2025 - 18h25
Propaganda enganosa
É falso que Marçal divulgou plataforma de investimentos em criptomoeda no Roda Viva

 Circula nas redes uma suposta reportagem da CNN Brasil sobre Pablo Marçal promovendo a plataforma de investimentos “Dinamica Invexon” no programa Roda Viva da TV Cultura. A publicação é falsa. Não há registro da matéria no site da CNN Brasil e nem notícias e outros portais associando Marçal à plataforma.

Gabriela Soares
11.03.2025 - 17h28
Cinema
Atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar, não criticou subsídios à cultura

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que a atriz Mikey Madison, vencedora do Oscar de melhor atriz em 2025, criticou o uso de subsídios governamentais por artistas. É falso. A frase atribuída à atriz foi dita, na verdade, pelo presidente da Argentina, Javier Milei.

João Pedro Capobianco
11.03.2025 - 16h41
Fraude
É golpe e-mail atribuído à Receita Federal sobre pendência no CPF

Uma mensagem atribuída à Receita Federal tem circulado nas caixas de e-mails alegando que o CPF da pessoa está com uma pendência grave que pode gerar multa e bloqueio do documento. É falso. Trata-se de um golpe de phishing, isto é, que tenta roubar dados se passando por uma fonte confiável. A Receita Federal alertou para esse tipo de fraude.


Evelyn Fagundes
11.03.2025 - 15h32
Golpe
É falso que inscrições para ‘Enem dos concursos’ 2025 estão abertas

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que as inscrições para o Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como ‘Enem do concursos’, estão abertas e prestes a encerrar. É falso. Os resultados da primeira edição foram publicados na semana passada, e ainda não há data marcada ou previsão para novas inscrições.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital