UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que cubano recebendo extrema unção era fazendeiro executado sem julgamento
19.09.2019 - 14h34
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais a imagem de um cubano recebendo extrema unção momentos antes de ser fuzilado por um pelotão das forças de Fidel Castro em 1959, durante a Revolução Cubana. Segundo a legenda que acompanha a foto, o homem era um fazendeiro, dono de um canavial, que se recusou a trabalhar em regime de escravidão na sua propriedade. Ele teria sido morto sem julgamento, por ordem de Che Guevara. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“A foto abaixo ganhou um Pulitzer; um padre dando a última bênção ou a extrema unção, a um cubano lavrador dono de um canavial, que se recusou a trabalhar em regime de escravidão em seu próprio roçado, foi fuzilado sem o direito de defesa por ordem de Che Guevara, o mesmo que muitos idolatram!”
Legenda de foto no Facebook que, até as 10h30 de 19 de setembro de 2019, tinha mais de 39 mil compartilhamentos
Falso
A informação, analisada pela Lupa, é falsa. O homem que aparece recebendo a extrema unção não é um agricultor que se recusou a trabalhar em regime de escravidão. Trata-se do cabo José Cipriano Rodríguez, integrante do Exército do ditador Fulgêncio Batista, deposto em 1º de janeiro daquele ano. A imagem foi feita pelo fotógrafo Andrew Lopez, da United Press International (UPI), em 17 de janeiro de 1959.
O retrato integra um conjunto de quatro fotos que mostra os últimos momentos da vida de Rodríguez e venceu o prêmio Pulitzer de fotografia em 1960. A legenda original da foto que circula nas redes informa que o cabo foi julgado por um tribunal militar formado pelas forças revolucionárias na cidade de Matanzas, localizada no norte da ilha. Ele foi considerado culpado pela morte de dois irmãos.
No site do Pulitzer, é possível ver a segunda imagem da série, com Rodríguez em pé, de costas para a parede, sendo amarrado para o fuzilamento. O site da UPI traz a legenda original dessa foto, com a informação de que o homem foi executado logo após ser condenado por crime de guerra. De acordo com o texto, o julgamento durou apenas um minuto.
Em nenhuma das duas legendas disponíveis Lopez cita que a ordem para a execução tivesse partido pessoalmente do comandante Che Guevara. De acordo com o livro Che – Uma biografia, de Jon Lee Anderson, o revolucionário de fato ordenou execuções de opositores, mas elas ocorriam na fortaleza de San Carlos de La Cabaña, em Havana, a cerca de 100 quilômetros de Matanzas. Ele instalou-se no local em 9 de janeiro de 1959.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital