UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Greta Thunberg não vive com terrorista nem foi abandonada pelo pai
25.09.2019 - 18h03
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que a ativista sueca Greta Thunberg, foi abandonada pelo pai – que seria um cientista social gay – e que sua mãe ensina aborto para adolescentes. É dito, ainda, que ela vive, atualmente, com um militante do grupo terrorista Estado Islâmico. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Ela [Greta] NUNCA TEVE INFÂNCIA pois o pai cientistas social gay foi morar com o namorado na Alemanha”
Post publicado no Facebook que, até as 17h do dia 25 de setembro, tinha sido compartilhado por 930 pessoas
Falso
O pai de Greta se chama Svante Thunberg. Ele não é cientista social e não vive com o namorado na Alemanha. Svante, na realidade, é ator e produtor cultural e vive em Estocolmo, capital da Suécia, junto com sua mulher, Malena Ernman. O casal tem duas filhas, que moram com eles: Greta e Beata.
No final da década passada, Svante atuou em seriados da televisão sueca, incluindo Skärgårdsdoktorn. Atualmente, gerencia a carreira de sua esposa, que é cantora e atriz.

“A mãe lésbica satanista dá aulas sobre aborto para adolescentes”
Post publicado no Facebook que, até as 17h do dia 25 de setembro, tinha sido compartilhado por 930 pessoas
Falso
A mãe de Greta se chama Malena Ernman, e ela não dá “aulas de aborto para adolescentes”. Malena é cantora de ópera mezzo-soprano. Desde a década passada, ela também canta música pop e chegou a atuar em alguns filmes e seriados na Suécia.
Malena ficou conhecida na Suécia em 2009, quando representou o país no programa Eurovision, um concurso musical televisivo com representantes de toda a Europa. Ela foi eliminada nas semi-finais, ficando na 21ª colocação geral com a música “La Voix”.
Em 2018, Malena publicou uma autobiografia, assinada também por Svante, Greta e Beata, com o título “Scener ur hjärtat” (“Cenas do coração”, em português traduzido para “Nossa casa está a arder”), na qual fala sobre a vida da família, sobre o meio-ambiente e sobre os transtornos das duas filhas – Greta sofre de Síndrome de Asperger e Beata tem Transtorno do Déficit de Atenção.

“Hoje ela vive na casa de um militante do ISIS disfarçado de taxista em Estocolmo”
Post publicado no Facebook que, até as 17h do dia 25 de setembro, tinha sido compartilhado por 930 pessoas
Falso
Como dito anteriormente, Greta mora em Estocolmo com seu pai, sua mãe e sua irmã.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.03.2025 - 14h51
Política
É falso que Jair Bolsonaro teve passaporte liberado pelo STF

Circula, nas redes sociais, a alegação de que o ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) teve seu passaporte liberado após uma decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. É falso. O passaporte de Bolsonaro continua retido. Moraes ordenou a revogação de medidas cautelares contra o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

João Pedro Capobianco
17.03.2025 - 18h07
Política
Imagem de multidão em ato de Bolsonaro no Rio é de 2024

Circula nas redes sociais uma imagem que, segundo a legenda, seria do ato realizado no domingo (16), pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no Rio de Janeiro. É falso. A imagem é antiga e circula nas redes ao menos desde 21 de abril de 2024.

Ítalo Rômany
17.03.2025 - 17h57
Política
É falso que relator da OEA disse que STF usou 8 de janeiro para instaurar censura

É falso que um relator da OEA afirmou que os ataques de 8 de Janeiro foram uma cortina de fumaça para o STF instaurar censura no Brasil. O homem no vídeo não é Pedro Vaca Villarreal, relator da Organização dos Estados Americanos que esteve no Brasil, mas sim Julio Pohl, advogado da ADF International, organização conservadora internacional.

Gabriela Soares
17.03.2025 - 11h28
Política
Caso arquivado pela Justiça não prova que Alexandre de Moraes tenha imóveis e contas milionárias nos EUA

Circula nas redes sociais a alegação de que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes tem imóveis e contas bancárias milionárias nos Estados Unidos. Falso. A publicação usa uma reportagem de 2016 sobre um inquérito policial que citava Moraes, mas o caso foi arquivado pela Justiça.

João Pedro Capobianco
14.03.2025 - 15h47
Saúde
Bebida com inhame, limão, laranja e chá de baleeira não “cancela” sintomas da dengue

Circula nas redes um vídeo afirmando que uma bebida preparada com inhame, limão e laranja além de um chá de baleeira poderiam “cancelar” os sintomas da dengue. É falso. Não existe qualquer comprovação científica de que esses alimentos sejam eficazes no combate à doença. Alguns desses itens, inclusive, já foram citados em outras receitas falsas.


Evelyn Fagundes
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital