UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que indígena na comitiva brasileira da ONU é filha de Damares
27.09.2019 - 18h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais que Ysani Kalapalo, mulher indígena que integrou a comitiva brasileira na Assembleia da ONU, seria filha adotiva da ministra Damares Alves. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Sabe aquela índia mentirosa que o Bolsonaro levou na ONU? É a filha da Damares”
Imagem publicada no Facebook que, até as 17h30, tinha sido compartilhada por mais de 300 pessoas
Falso
A afirmação analisada pela Lupa é falsa. A mulher indígena que acompanhou a comitiva brasileira na 74ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, na última semana é Ysani Kalapalo. Youtuber e apresentadora, Ysani foi criada no Parque Indígena do Xingu, em Mato Grosso, e não é filha da ministra Damares Alves. Ela foi apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) como uma liderança indígena.
Já a filha adotiva da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos se chama Lulu Kamayurá. Ela também nasceu no Parque Indígena do Xingu, mas é da etnia kamaiurá, da família tupi-guarani. Ysani é da etnia kalapalo, da família carib.
Filha de indígenas kamaiurás, Lulu Kamayurá foi levada de sua aldeia de origem quando tinha seis anos, e criada pela ministra desde então. Sua avó paterna biológica, Tanumakaru, acusa a ministra de ter sequestrado a criança, segundo reportagem da revista Época publicada em janeiro deste ano. Damares nega, diz que Lulu tem relação constante com sua família biológica e que conheceu a menina em Brasília, depois que ela já tinha sido levada de sua tribo de origem. A adoção nunca foi formalizada.
A informação errada de que Lulu e Ysani são a mesma pessoa está sendo compartilhada com uma montagem de cinco fotos. Quatro delas mostram Damares com Lulu e a quinta mostra Ysani com a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, no plenário da Assembleia Geral, em Nova York.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital