UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que ONG do cacique Raoni enviou barras de ouro para a França
04.10.2019 - 15h58
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo acusando o cacique Raoni Metuktire de contrabandear ouro para a França. O vídeo mostra um grupo de homens brancos abrindo uma caixa com barras do metal precioso, que teria sido enviado pelo indígena. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“ONG é flagrada enviando ilegalmente barras de ouro para a França! A Casa Caiu para Cacique Raoni”
Texto em vídeo publicado no YouTube que, até as 15h15 do dia 4 de outubro, tinha sido visto por mais de 39 mil pessoas
Falso
O vídeo analisado pela Lupa não tem qualquer relação com o cacique Raoni ou com o Brasil. As cenas foram filmadas em Gana, na costa oeste da África, em junho deste ano e mostram dois homens italianos inspecionando uma carga de ouro.
Desde agosto, esse vídeo circula com falsas legendas: um site de Mali publicou que o ouro estava sendo roubado do país por soldados franceses. Outro, da República Democrática do Congo, dizia que o metal pertencia ao presidente do país, Félix Tshisekedi.
Os sites de checagem de fatos franceses Les Observateurs, do canal internacional de notícias France24, e Fake Investigation, conseguiram identificar um dos personagens no vídeo, o advogado italiano René Verrecchia.
Por telefone, ele confirmou ao Les Observateurs que o vídeo foi gravado em Acra, capital de Gana, e que ele e um amigo, também italiano, estavam inspecionando uma carga de ouro para potenciais compradores. Ele diz, ainda, que não recomendou a compra, por suspeitar dos documentos que detalhavam a origem do material.
O ouro é o principal produto de exportação de Gana. Em 2017, foram US$ 8,5 bilhões vendidos para outros países, o que representa 48,8% do total de exportações do país africano, segundo o Observatório de Complexidade Econômica.
Essa informação também foi analisada pelos sites Boatos.org e Estadão Verifica.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
10.07.2024 - 14h43
Fraude
É golpe ferramenta ‘Recupera Fácil’ que promete devolver valores perdidos em fraudes online

Circula na internet anúncios de uma suposta ferramenta chamada “Recupera Fácil”, que promete rastrear e devolver aos usuários os valores perdidos em golpes digitais. As publicações usam a logo do Reclame AQUI, dando a entender que a tal ferramenta foi criada pela plataforma. É falso. Trata-se de um golpe. O Reclame AQUI alertou para a fraude.

Gabriela Soares
10.07.2024 - 10h17
Trânsito
Envio de multas de trânsito via Correios não vai acabar; acesso por app é opcional

Circula nas redes vídeo afirmando que motoristas não receberão mais via Correios as multas de trânsito. E que é preciso instalar o aplicativo da CNH Digital para ter acesso às autuações. Falta contexto. A adesão ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) é opcional. Aqueles que não optarem pelo SNE continuarão a receber multas via Correios.

Ítalo Rômany
09.07.2024 - 17h40
Política
Diretor do Detran-MS não é petista e não teve CNH cassada por 2 anos

Circula nas redes uma postagem  afirmando que o 'petista' João César Mattogrosso teve sua CNH cassada por 2 anos antes de se tornar diretor do Detran-MS. É falso. Mattogrosso foi penalizado por excesso de velocidade, com suspensão de dois meses, e o recurso ainda está em análise. Além disso, ele não é filiado ao PT, mas sim ao PSDB.

Ítalo Rômany
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital