UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falsa galeria de imagens que mostra “fazendas da família Lula”
08.10.2019 - 20h01
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma galeria de fotos que seriam de fazendas da família do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que valeriam mais que “cidades brasileiras inteiras”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“AS FAZENDAS DA FAMÍLIA LULA. Isso vale mais do que várias cidades brasileiras inteiras!!”
Texto de galeria de fotos que, até as 19h30 do dia 8 de outubro, tinha sido compartilhada por 1,1 mil pessoas
Falso
A fazenda mostrada na galeria de fotos analisada pela Lupa não é da família de Lula. Trata-se, na verdade, da Fazenda Nova Piratininga, que fica em São Miguel do Araguaia, norte de Goiás – próximo às fronteiras com Mato Grosso e Tocantins. A fazenda é bastante conhecida no meio do agronegócio, e já foi tema de reportagens de diversos veículos, incluindo a revista Dinheiro Rural e O Estado de S. Paulo.
As fotos da fazenda usadas neste conteúdo falso apareceram em sites de vendas de imóveis (aqui, aqui e aqui). Recentemente, um boato de que as terras estariam à venda circularam nas redes sociais, mas os proprietários negaram. Usando imagens de satélite do Google, é possível verificar que as fotos são compatíveis com a Fazenda Nova Piratininga.
A fazenda tem 135 mil hectares, ou 1,35 mil km² (um pouco maior que o município do Rio de Janeiro), e é dedicada à criação de gado. Segundo o banco de dados Brasil.io e a Receita Federal, os proprietários são os empresários Marcelo Henrique Limírio Gonçalves, fundador da empresa farmacêutica Neoquímica (hoje parte da Hypera Pharma), Cleonice Barbosa Limírio Gonçalves, mulher de Gonçalves, Ítalo Nogueira Alves de Melo, da farmacêutica Teuto, e a companhia uruguaia Alencom S/A, representada pelo próprio Gonçalves. Antes, a fazenda era de propriedade de Wagner Canhedo, ex-presidente da Vasp.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


23.04.2025 - 15h00
Fraude
Golpe usa falsa promoção do Mercado Livre para ofertar notebook por R$13

Circula nas redes sociais um post em que o Mercado Livre, supostamente, estaria ofertando notebooks do modelo H‎‎P 15 por até R$ 13. Trata-se de um golpe. A empresa desmentiu o post.

Ítalo Rômany
23.04.2025 - 12h44
Redes
Não há provas de golpe com falsos avisos de multa do Detran

Circula nas redes a imagem de um aviso de multa com QR Code atribuído ao Detran-SP, acompanhado de um alerta de golpe bancário. É falso. O link contido no código leva ao site oficial do órgão estadual, e o Detran-SP e a SSP-SP não receberam denúncias. O órgão reforça que não emite multas em para-brisas de carros.

Gabriela Soares
23.04.2025 - 11h55
Política
Lula não forjou entrega de habitação usando casa cenográfica em estúdio

Circula nas redes sociais uma foto que, supostamente, mostra o presidente Lula forjando a entrega de uma moradia popular em um estúdio. É falso. A imagem foi tirada na Feira Internacional da Construção Civil (Feicon), em São Paulo, onde Lula posou em frente a um protótipo do programa Minha Casa, Minha Vida.

Gabriela Soares
22.04.2025 - 12h06
Cidades
Afirmação sobre CPI do MST na Bahia ignora decisão final da Justiça

Circula nas redes vídeo em que um homem afirma que a Assembleia Legislativa da Bahia foi obrigada pelo Tribunal de Justiça do estado a instalar CPI para investigar a atuação do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST). Falta Contexto. Desembargador havia dado liminar favorável à instalação, mas o Plenário da Corte decretou fim da comissão.

Ítalo Rômany
22.04.2025 - 11h08
Tecnologia
É falso que inventor do Zimbábue criou carro movido a ondas de rádio

Circula, pelas redes sociais, a alegação de que um inventor do Zimbábue criou carros movidos a radiofrequência, que não dependem de combustíveis fósseis nem de alimentação externa de energia elétrica. É falso. A suposta invenção circula nas redes desde 2013, mas nunca foi comprovada. O falso inventor já foi desmascarado por sites especializados.

João Pedro Capobianco
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital