UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Japão retirou Globo do ar por ser ‘mau exemplo para futuras gerações’
30.10.2019 - 16h12
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais que o Japão teria retirado a Rede Globo do ar alegando que a emissora é um “mau exemplo para suas futuras gerações”. Essa informação começou a circular no final da noite da última terça-feira (29), após o Jornal Nacional divulgar uma matéria que liga o nome do presidente Jair Bolsonaro com os suspeitos do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e o motorista Anderson Gomes.
Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Japão retira Rede Globo do ar, após 22 anos, alegando que a emissora é um mau exemplo para suas futuras gerações”
Publicação no Facebook que, até às 20h do dia 28 de outubro de 2019, tinha sido compartilhada por mais de 2,3 mil pessoas
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O governo japonês não retirou a TV Globo do ar por acreditar que a emissora é um “mau exemplo para suas futuras gerações”. Na realidade, a decisão foi da própria emissora.
Em fevereiro deste ano, a IPCTV, responsável por retransmitir o conteúdo da Globo no Japão, anunciou o cancelamento da transmissão do sinal internacional da TV no país a partir do dia 31 de março. Como justificativa, a IPCTV afirmou que a “TV Globo está em busca de novos modelos de negócios”.
A Globo atuava no país há 22 anos, transmitindo telejornais, novelas, esportes e outros conteúdos para o público residente no Japão. Segundo o Consulado-Geral do Brasil em Tóquio, capital japonesa, quase 200 mil cidadãos brasileiros vivem no país.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


22.05.2024 - 12h12
Enchentes no RS
Exército não montou tendas para atender equipe do Jornal Nacional no RS

Circula nas redes o trecho de podcast em que voluntários no RS afirmam que o Exército montou duas tendas para atender exclusivamente a equipe do Jornal Nacional. É falso. As tendas foram montadas para apoiar as vítimas das enchentes, e a imprensa apenas acompanhou o processo. Em vídeo, as voluntárias esclareceram o engano. 


Gabriela Soares
22.05.2024 - 11h42
Enchentes no RS
É falso que avião da Força Aérea dos EUA pousou no RS com toneladas de doações

Circula pelas redes sociais um vídeo afirmando que uma aeronave da Força Aérea dos EUA (USAF) pousou no Rio Grande do Sul com toneladas de donativos. É falso. O consulado americano e a embaixada dos Estados Unidos desmentiram o boato.


Gabriela Soares
21.05.2024 - 18h50
Rio Grande do Sul
Não é do RS vídeo viral de enchente que invade estrada; imagens são do Japão

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra carros desviando de uma enxurrada que alaga uma estrada e casas sendo levadas por uma inundação. A legenda afirma: “enchente capturada por câmera de segurança - RS”. É falso. A gravação não foi feita no Rio Grande do Sul, mas no Japão, em 2011, durante um tsunami registrado após um terremoto.

Evelyn Fagundes
21.05.2024 - 17h44
Rio Grande do Sul
É falso que ministro Paulo Pimenta não bebeu água de purificador enviado ao RS

Circula pelas redes sociais que o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, não bebeu a água filtrada por um dos purificadores enviados pelo governo federal ao Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo  omite o trecho no qual o ministro aparece de fato bebendo água.

Catiane Pereira
21.05.2024 - 14h39
Política
Falta contexto ao post sobre deputados gaúchos que votaram contra anistia da dívida do Estado

Post alega que sete deputados RS votaram contra uma emenda que anistiava as parcelas da dívida do Estado pelos próximos 36 meses. Falta contexto. Os parlamentares votaram contra duas emendas nesse sentido, mas votaram a favor do projeto que permitirá ao Estado direcionar cerca de R$ 11 bilhões para ações de reconstrução.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital