UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Texto mistura informações falsas e verdadeiras sobre saída de três empresas da Argentina
07.11.2019 - 16h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma reportagem com a afirmação de que as empresas MWM, Honda e L’Óreal vão fechar suas fábricas na Argentina e migrar suas instalações para o Brasil. Essa informação começou a circular depois que o presidente Jair Bolsonaro (PSL) divulgou um post em seu Twitter com esse anúncio na última quarta-feira (6). Bolsonaro apagou o tuíte após as empresas se posicionarem sobre o assunto. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“MWM (…) [anunciou] o fechamento [de sua fábrica] na Argentina”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Verdadeiro
Em setembro deste ano, a MWM Argentina anunciou que iria encerrar suas operações em Jesus Maria, município de Córdoba, no dia 1º de outubro. Atualmente, a empresa não tem mais unidades na Argentina. Em nota, a MWM informou à Lupa que, “apesar de várias iniciativas para alavancar a produção local de motores e componentes e, recentemente, grupos geradores de energia, a continuidade das operações da empresa se tornou  inviável, considerando os baixos volumes para atender à demanda do mercado local.”

“[MWM anunciou] instalações no Brasil”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Falso
A assessoria de imprensa da MWM informou que não tem previsão de abrir novas unidades no Brasil. Atualmente, a empresa tem uma fábrica localizada em Santo Amaro, em São Paulo, e um Centro de Distribuição em Jundiaí, também em São Paulo. Segundo a assessoria, “todo o suporte necessário para os produtos MWM no Mercosul agora será realizado através de suas operações no Brasil, mantendo o foco na rede local de serviços na Argentina, assistência técnica e distribuição de peças de reposição.”

“(…) Honda (…) [anunciou] o fechamento [de sua fábrica] na Argentina”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Honda não irá fechar fábricas na Argentina. Contudo, a assessoria de imprensa da marca informou, em nota, que a subsidiária da empresa na Argentina irá parar de produzir automóveis no país a partir de 2020. Depois dessa data, a subsidiária irá focar suas operações na produção de motocicletas.

“[Honda anunciou] instalações no Brasil”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Insustentável
Segundo a assessoria de imprensa da Honda, a empresa “não comenta estratégias futuras”. Por essa razão, não é possível confirmar se a marca irá aumentar o número de fábricas no Brasil. Atualmente, a Honda tem três unidades produtivas no país. A assessoria informou que em Manaus, no Amazonas, a empresa tem uma fábrica dedicada à produção de motocicletas. Já as outras duas unidades que produzem automóveis estão localizadas em São Paulo, nos municípios de Sumaré e Itirapina.

“(…) L’Óreal [anunciou] o fechamento [de sua fábrica] na Argentina”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Falso
A assessoria da L’Oréal informou, em nota, que a empresa produz na Argentina em parceria com um um fabricante local e não há planos para mudar isso. Sendo assim,  até o momento, a marca não anunciou o fechamento de suas atividades na Argentina.

“[L’Óreal anunciou] instalações no Brasil”
Título de uma reportagem que, até as 16h de 7 de novembro de 2019, tinha mais de 900 compartilhamentos no Facebook
Falso
A assessoria de imprensa da L’Óreal explicou que não existe previsão de abertura de novas instalações no Brasil.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


21.02.2024 - 20h28
Segurança pública
Fuga de 17 presos no Piauí foi em penitenciária estadual, não federal

Vídeo aborda as fugas de presos no Piauí e em Rondônia. Segundo o post, esses acontecimentos teriam relação com o ministro Ricardo Lewandowski, uma vez que, ainda neste mês, dois detentos fugiram da Penitenciária de Mossoró. É falso. Ao contrário da unidade de Mossoró, que é federal, as prisões do Piauí e de Rondônia são de administração estadual.

Evelyn Fagundes
21.02.2024 - 16h42
Saúde
Repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal não tem eficácia contra dengue

Circula nas redes vídeo de um bombeiro ensinando uma receita de repelente caseiro com cravo-da-índia, álcool e óleo corporal para repelir o mosquito da dengue. Não há comprovação científica. Repelentes precisam ter o aval da Anvisa e seguir as orientações descritas na rotulagem do produto. Especialistas negam eficácia de repelentes caseiros

Ítalo Rômany
21.02.2024 - 14h50
Política
Vídeo em que deputado português chama Lula de ‘bandido’ é de 2023

Circula pelas redes um vídeo no qual o deputado português André Ventura chama o presidente Lula de "bandido". A legenda afirma que o discurso ocorreu “ontem”. É falso. A fala não é recente. O político de fato atacou o presidente brasileiro, mas a declaração foi dada em janeiro de 2023.

Catiane Pereira
21.02.2024 - 14h10
Eleições
É falso que urnas foram programadas para conceder vitória a Lula nas eleições de 2022

Vídeo afirma que urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2022 continham um “algoritmo” que concederia uma margem de vitória ao então candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. As urnas eletrônicas registram automaticamente todos os votos, e seu sistema não altera, adiciona e ou subtrai os votos dos eleitores.

Catiane Pereira
20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital