UOL - O melhor conteúdo
Lupa
São antigas as fotos com antes e depois da BR-163
13.11.2019 - 17h10
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um post com duas imagens que mostram o antes e depois de uma obra de pavimentação na BR-163, importante rota de escoamento da produção agrícola que vai do Rio Grande do Sul até o Pará. A primeira foto exibe um grande atoleiro, enquanto a segunda retrata um trecho com asfalto novo, que teria sido construído durante o governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“BR-163/PA – 9 Meses de Patriotismo!”
Legenda de post no Facebook que, até as 13h de 13 de novembro de 2019, tinha mais de 9,5 mil compartilhamentos
Falso
As fotos analisadas pela Lupa são antigas e não mostram o mesmo trecho da BR-163 no Pará. Logo, não retratam o antes e depois da rodovia, que tem segmentos sendo pavimentados pelo Exército no estado desde 2017. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) publicou recentemente uma reportagem que informa que a obra está na reta final no trecho próximo do porto de Miritituba (PA). Faltam três quilômetros para a sua conclusão.
A imagem superior, que ilustraria o “antes” da montagem, foi tirada por Ezequiel Ribeiro e publicada em 15 de fevereiro de 2018 em reportagem do portal G1 sobre os atoleiros da rodovia no Pará. Na época, as fortes chuvas haviam atrasado o trabalho de pavimentação feito pelo Exército. Havia ainda, segundo o texto, 90 quilômetros de pista sem asfalto e acostamento no estado.
Já a segunda imagem, com o “depois”, é oito anos mais antiga do que a primeira. Foi publicada no site do Dnit em reportagem de 5 de fevereiro de 2010 sobre a pavimentação de trecho da BR-163 entre Rurópolis e Santarém, no Pará. O trabalho também ocorreu por meio de um convênio com o Exército, no último ano do segundo mandato do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na versão original do arquivo há inclusive uma marca d’água com a autoria da foto – Pugás/Dnit, o que indica que foi tirada pelo fotógrafo Antônio Pugás. Essa informação foi removida no “antes e depois”.
Não é a primeira vez que surgem montagens de fotos sobre a pavimentação da BR-163. A Lupa checou posts semelhantes em 25 de fevereiro e 5 de agosto deste ano. Também circularam publicações com informações falsas sobre a BR-319, entre Manaus (AM) e Porto Velho (RO), e sobre estradas estaduais que não receberam obras do governo federal.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital