UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Imagem usa dados econômicos errados ao comparar 2016 com 2019
25.11.2019 - 20h39
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais uma imagem que compara dados econômicos de 2016 e de 2019. Esses números supostamente mostram que o Brasil apresentava um quadro melhor em 2016 do que atualmente. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Em 2016 estávamos em crise: Dólar R$ 2,70”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Exagerado
Em 2016, o dólar americano atingiu sua cotação mais baixa em relação ao real no dia 25 de outubro, R$ 3,1193. Ou seja, em nenhum momento daquele ano a moeda foi vendida a R$ 2,70, como indica a imagem. Os dados são do Banco Central. O dólar mais caro de 2016 foi vendido no dia 21 de janeiro – R$ 4,1558.

“Em 2016 estávamos em crise: (…) Gasolina R$ 2,85”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Exagerado
Os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP) mostram que o preço médio da gasolina em 2016 era superior ao mencionado na imagem. Naquele ano, o menor preço do combustível foi registrado em julho – R$ 3,638 o litro. O maior, em dezembro: R$ 3,734 o litro.

“Em 2016 estávamos em crise: (…) Desemprego 6%”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Falso
Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) mostram que, no primeiro trimestre de 2016, a taxa de desocupação dos brasileiros era de 10,9% – o equivalente a 11 milhões de pessoas. No último trimestre daquele ano, a taxa era de 12%, ou 12,2 milhões de pessoas.

“Em 2016 estávamos em crise: (…) PIB 3,0%”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Falso
Segundo a série histórica do Produto Interno Bruto (PIB), mantida pelo IBGE, no último trimestre de 2016, a economia brasileira havia encolhido 3,3% – considerando valores acumulados em doze meses. A variação negativa era menor do que a observada nos três trimestres anteriores – -4,4% (1º trimestre), -4,5% (2º trimestre) e -4,1% (3º trimestre) –, mas, ainda assim, muito distante dos 3% positivos indicados na imagem.

“Em 2019 tá tudo maravilhoso: Dólar R$ 4,20”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Verdadeiro
Na última segunda-feira (25), o dólar fechou cotado a R$ 4,2089, segundo dados do Banco Central. É a maior cotação registrada em 2019 para a moeda americana.

“Em 2019 tá tudo maravilhoso: Gasolina R$ 4,45”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Verdadeiro
Segundo os dados da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o litro da gasolina estava sendo revendido nos postos de combustível por R$ 4,38, em média.

“Em 2019 tá tudo maravilhoso: Desemprego R$ 12%”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Verdadeiro
Segundo a Pnad Contínua, a taxa de desocupação dos brasileiros era de 11,8% no terceiro trimestre de 2019, último dado divulgado pelo IBGE. Ao todo, 12,5 milhões pessoas estavam desocupadas no período da pesquisa.

“Em 2019 tá tudo maravilhoso: PIB: menos de 1%”
Texto de imagem publicado no Facebook que, até as 19h30 do dia 22 de novembro, tinha sido compartilhado por mais de mil pessoas
Verdadeiro
Segundo o IBGE, o crescimento acumulado do Produto Interno Bruto (PIB) estava em 1% no segundo trimestre de 2019, considerando o acumulado dos quatro trimestres anteriores. Segundo o boletim Focus, do Banco Central, de 22 de novembro de 2019, a previsão de crescimento do PIB no ano é de 0,99%.
Atualização feita às 18h do dia 26 de novembro de 2019: O perfil que publicou a informação analisada pela Lupa não é o do jornalista Glenn Greenwald, mas sim uma página sem relação com o fundador do site The Intercept Brasil. A conta oficial do jornalista no Facebook é “Glenn Greenwald”, veja aqui.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital