UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Lula não disse que evangélicos votam no PT por ‘grão de arroz na mesa’
26.11.2019 - 16h51
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais uma imagem com uma frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na qual ele diz que evangélicos votam no PT “por causa de um grão de arroz na mesa”. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Os pastores mete o pau na gente, mas os fiéis deles votam na gente, nem na bíblia a gente acredita e eles vota em nóis. Tudo por causa de um grão de arroz na mesa”
Frase atribuída ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em publicação no Facebook que, até as 17h do dia 25 de novembro, foi compartilhada por mais de 400 pessoas
Falso
A frase analisada pela Lupa não foi dita por Lula. Ela começou a circular na internet em maio de 2015, após o ex-presidente fazer críticas a pastores evangélicos em palestra do Seminário Nacional de Estratégia, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf).
Na ocasião, Lula disse que os pastores evangélicos “jogam a culpa [de tudo] em cima do diabo.” “Acho fantástico isso. Você está desempregado é o diabo, está doente é o diabo, tomou um tombo é o diabo, roubaram o seu carro é o diabo”, declarou. Depois, Lula ironizou: “Não tem nem investigação. É direto. O culpado está ali. É a teoria do domínio do fato”, disse. Essas frases foram registradas, à época, pelo Estado de S. Paulo, pelo O Globo e pela Folha de S. Paulo.
No dia seguinte a este discurso, um site que utilizada de forma fraudulenta a marca do SBT, hospedado na plataforma blogspot, incluiu a frase analisada pela Lupa em um texto sobre o assunto. O site foi removido e está fora do ar, mas é possível encontrar referências a essa adulteração em outras páginas. Isso explica o “SBT” que aparece na imagem.
É possível verificar que, além da grafia e concordância deliberadamente incorretas, o autor do texto usa aspas de forma errada – incluindo um espaço no início e no final da frase, o que é errado de acordo com as regras ortográficas da Língua Portuguesa.
A assessoria do Instituto Lula também negou que o presidente tenha dito essa frase na ocasião – ou em qualquer outro momento.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


28.05.2024 - 17h27
Educação
É falso que PT está escondendo tablets doados por Bolsonaro a Niterói (RJ)

Circula nas redes um vídeo cuja legenda alega que um deputado descobriu em Niterói doações de tablets feitas por Bolsonaro e que o governo Lula estaria 'escondendo' os aparelhos para não entregar à população. É falso. Os tablets foram comprados com recursos próprios do município. A distribuição não ocorreu devido a determinação do TCE

Ítalo Rômany
27.05.2024 - 19h19
Rio Grande do Sul
É falso que vídeo mostre abertura de comportas no RS; imagens são antigas

Circula nas redes um vídeo mostrando o avanço de uma enxurrada. A legenda alega que funcionários abriram as comportas das barragens para causar a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. É falso. O vídeo é de 2023 e, segundo  a empresa administradora, a barragem não tem comportas que possam ser abertas.

Evelyn Fagundes
27.05.2024 - 17h13
Rio Grande do Sul
Não é do Rio Grande do Sul vídeo que mostra enxurrada invadindo casa. Imagens foram registradas em Goiás

Vídeo nas redes sociais mostra uma enxurrada invadindo o pátio de uma casa. A legenda que acompanha o post alega que as cenas foram gravadas no Rio Grande do Sul, estado que sofre as consequências de enchentes. É falso. Uma busca reversa revelou que as imagens foram registradas em Anápolis, município de Goiás, em novembro de 2021.

Maiquel Rosauro
27.05.2024 - 16h29
Justiça
Lei que impõe sigilo em casos de violência doméstica não beneficia filho de Lula acusado de agressão

Circula pelas redes sociais que uma lei sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) beneficia seu filho, Luís Cláudio Lula da Silva, acusado de agredir a ex-namorada. É falso. Publicações distorcem o objetivo da lei, que declara sigilo apenas sobre a identidade da vítima, não sobre o nome do agressor ou outros dados do processo.

Catiane Pereira
27.05.2024 - 14h45
Rio Grande do Sul
É falso que o governo Lula adquiriu “arroz de plástico chinês”

Vídeo mostra produção sintética de arroz. Segundo a legenda, esse seria o produto adquirido pelo Brasil para suprir o mercado. É falso. A Conab, responsável pela mediação e aquisição, afirma que se trata de desinformação. O edital de compra – que está suspenso – estabelece que o produto deve obedecer a diversos critérios de qualidade e segurança. 


Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital