UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que Cedae alertou moradores do Rio para não beberem água da torneira ou do filtro
14.01.2020 - 16h45
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post com a afirmação de que a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) emitiu um alerta urgente, pedindo para os moradores da região metropolitana do Rio não consumirem “água da torneira ou do filtro”. De acordo com o texto, que teria sido enviado pelo grupo de médicos do Hospital Samaritano, nem mesmo galões de 20 litros são confiáveis. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“ALERTA RJ
Enviado pelo grupo de médicos do Samaritano.
A Cedae emitiu um alerta URGENTE. NINGUÉM deve consumir água da torneira nem do filtro, só fervida e mineral de marca boa. Tão pouco (sic) as de galão de 20 litros sem procedência certa. Comprar somente água de garrafa marca conhecida. Contaminação na água, e os hospitais estão lotados de gente passando mal. Tem gente que a água está com cheiro de esgoto. Passem um alerta por todo grande Rio”
Texto de post no Facebook que, até as 13h de 14 de janeiro de 2020, tinha 41 compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Cedae informou, por meio de um comunicado divulgado em suas redes sociais, que jamais fez esse alerta. “A Cedae informa que, de acordo com as últimas análises feitas pela companhia, a água fornecida está própria para o consumo. Ao longo do sistema, porém, ainda pode apresentar gosto e cheiro alterados em alguns locais, sem risco à saúde dos consumidores”, diz o texto. Em nota, a direção dos Hospitais Samaritano Botafogo e Barra da Tijuca afirmou que não emitiu qualquer tipo de alerta sobre a qualidade da água no Rio de Janeiro.
Desde o início do ano, moradores de algumas regiões da capital fluminense têm reclamado do gosto ruim e da turbidez na água distribuída pela Cedae. A empresa afirmou que seus técnicos detectaram a presença de uma substância orgânica, a geosmina, em algumas amostras. A substância é produzida por bactérias presentes nos mananciais. Segundo a empresa, ela não representa risco para o consumo e a água distribuída segue todos os parâmetros de qualidade determinados pelo Ministério da Saúde.
Ainda não foram produzidas, no entanto, análises independentes de amostras. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) informou que em breve vai produzir uma nota oficial sobre a qualidade da água da Cedae. A professora titular da UFRJ Sandra Azevedo também alertou, em entrevista para o jornal O Globo, que a geosmina não provoca turbidez da água. Somente testes com amostras colhidas na tubulação da companhia podem identificar a causa do problema.
Uma versão semelhante desta checagem foi feita por Boatos.orgAos Fatos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital