UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Áudio de “esposa de biólogo da Fiocruz” contém informações falsas sobre água distribuída pela Cedae 
15.01.2020 - 15h19
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelo Whatsapp um áudio de uma mulher que se apresenta como esposa de um biólogo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ela conta que a entidade foi proibida de falar o risco da água distribuída pela Cedae e faz recomendações de como a água deve ser utilizada. A Lupa verificou esse material. Veja o resultado:
“(…) Meu marido é biólogo da Fiocruz. A Fiocruz foi proibida de falar o risco que tá acontecendo na água do Rio de Janeiro, os noticiários estão anunciando 30% do risco. É muito mais grave do que a gente pode imaginar, tá bom? Água de filtro não funciona. O vírus passa. Tem que ferver a água. Vai escovar os dentes, escova com água fervida. Tomar banho, põe algodão nos ouvidos e que seja um banho rápido. Não beba água da torneira. A água está com vírus muito forte e eles estão colocando uma composição que é mais forte que o vírus pra matar o vírus e pode dar uma parada cardíaca em qualquer criança ou pessoas que têm arritmia (…)”
Áudio que circula pela Whatsapp desde o dia 14 de janeiro de 2019
Falso
As informações presentes no áudio que circula pelo Whatsapp são falsas. Em nota publicada nesta quarta-feira (15), a Fiocruz explicou que esteve na Estação de Tratamento de Água do Guandu e observou que o local sofre com “vulnerabilidade decorrente da elevada poluição” do rio Guandu, que abastece a cidade. “Uma das possíveis consequências dessa degradação ambiental é a proliferação de algas, responsáveis pela produção de diversas substâncias, como a geosmina, que pode atribuir cheiro e sabor à água”, explica a fundação. A Fiocruz não mencionou a presença de vírus na água.
A Cedae também não falou sobre qualquer registro de que haja um vírus na água. Até o momento, a companhia confirmou, assim como a Fiocruz, a presença de geosmina na água distribuída. Nesta quarta-feira (15), a companhia prometeu que o problema será resolvido até a próxima semana. A UFRJ, que acompanha o caso, também não falou sobre a presença de vírus na água.
No áudio, uma mulher se apresenta como “esposa de um biólogo da Fiocruz” e diz que existe um vírus na água distribuída pela Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae). Contudo, até o momento, não há registro de que este seja o problema na água distribuída pela Cedae na cidade do Rio de Janeiro.
Desde o início do mês, moradores do Rio relatam que a água apresenta turbidez, odor diferente e gosto de terra. Uma reportagem do jornal O Globo informou que o problema já atingiu 69 bairros do município e seis da Baixada Fluminense.
O áudio que circula pelo Whatsapp não foi a primeira informação falsa sobre a crise da água no Rio de Janeiro. Na última terça-feira (14), a Lupa desmentiu um post que informava que uma pessoa do “Departamento de Microbiologia” da Universidade Federal do Rio de Janeiro havia alertado sobre a água distribuída pela companhia estatal e informava que ela apresentava níveis inseguros de coliformes fecais. Outra informação incorreta dizia que a Cedae alertou moradores sobre os riscos do consumo de água.
Essa informação também foi verificada pelos sites Boatos.org, Fato ou Fake e Aos Fatos.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.03.2024 - 17h44
Roda viva
Ministro Silvio Costa Filho erra ao falar sobre militância religiosa do presidente do Republicanos

Em entrevista ao Roda Viva, da TV Cultura, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), destacou dados e números sobre investimentos no setor. Ele errou ao dizer que o atual presidente nacional do Republicanos não mistura religião com política. A Lupa checou algumas das declarações do ministro.

Carol Macário
12.03.2024 - 20h15
Política
No SBT, Lula exagera dados sobre erradicação da fome e reajuste salarial

Em entrevista ao SBT no dia 11 de março, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) exagerou ao lembrar dados de mandatos anteriores, como a suposta erradicação da fome no país em 2014. Ele também exagerou dados sobre reajustes salariais acima da inflação em 2023. A Lupa checou algumas das declarações do chefe do Executivo.

Carol Macário
25.02.2024 - 19h45
Checagem
Ato em SP: Bolsonaro erra dados e ignora contextos ao lembrar seu governo

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu aliados em um ato em São Paulo para se defender das acusações de tentativa de golpe. No discurso, citou dados sem contexto sobre auxílio emergencial e errou ao falar sobre o preço do etanol. Também se contradisse ao afirmar que ninguém pode ganhar uma eleição 'afastando os opositores do cenário político'

Ítalo Rômany
29.01.2024 - 21h15
Política
Em live, Bolsonaro se contradiz sobre Maduro e erra sobre ações do TSE

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) defendeu em uma live no domingo (28) pautas que marcaram o seu governo, como o voto impresso e o acesso às armas de fogo. Ele ainda fez uma afirmação falsa sobre o TSE e ignorou o contexto ao tratar de uma fake relacionada à Covid-19. O ex-presidente ainda se contradisse ao comentar sobre as eleições na Venezuela

Carol Macário
24.01.2024 - 15h39
Checagem
No Roda Viva, Haddad exagera sobre energia limpa e erra sobre reservas cambiais

Em entrevista ao programa Roda Viva no dia 22 de janeiro, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez comparações entre o preço da gasolina no governo atual e durante a gestão de Bolsonaro. Ele exagerou dados sobre a matriz energética brasileira e errou sobre as reservas internacionais. A Lupa checou algumas declarações do ministro.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital