UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que governo Bolsonaro pavimentou km 110 da Transamazônica
22.01.2020 - 18h18
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um vídeo que mostra um trecho asfaltado da BR-230, também conhecida como rodovia Transamazônica. Na gravação, um caminhoneiro diz que está passando pelo km 110 da estrada. Segundo ele, o trecho – antes coberto de lama e de difícil travessia, foi pavimentado apenas recentemente pelo governo do presidente Jair Bolsonaro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Aqui é o km 110 da Transamazônica. Aqui foi aterrado, ó. Isso aqui quando chovia, meu amigo, nem Dodge Ram subia isso aqui, ó. Na época do PT (…) Olha na época do Bolsonaro agora, ó”
Frase em vídeo no Facebook que, até as 17h de 22 de janeiro de 2020, tinha mais de 21 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A assessoria de imprensa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou, em nota, que o km 110 da Transamazônica no Pará não foi pavimentado em 2019. “Esse segmento já havia sido concluído anos antes”, diz o texto. O vídeo mostra algumas fissuras no asfalto, arbustos invadindo a lateral do acostamento e pintura desgastada da sinalização. Tudo isso também indica que não houve uma obra recente nesse trecho da estrada.
Em maio de 2015, um representante do Ministério dos Transportes fez uma apresentação sobre as obras na BR-230 em audiência na Comissão de Integração Nacional, de Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra) da Câmara dos Deputados. O trecho entre os kms 12 e 134,9 é o único que aparece como já tendo sido pavimentado.
O governo Bolsonaro foi responsável pela pavimentação da estrada entre os kms 0 e 12,1 – na divisa no Pará com o Tocantins – no ano passado, segundo o Dnit. “Além disso foram concluídos mais 13,66 km de revestimento em 2019, próximo à tribo Parakanã, ainda não inaugurados”, explicou o departamento.
Uma versão semelhante dessa checagem foi feita pelo Estadão Verifica.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


01.03.2024 - 14h25
Mudanças Climáticas
É falso que o Sol é o principal fator responsável pelo aquecimento global

Post afirma que o aquecimento global está relacionado principalmente com as variações do Sol, e não seria causado prioritariamente pela atividade humana. É falso. Esse entendimento é contrário ao conhecimento científico sobre a origem humana das mudanças climáticas dos últimos anos, conforme atestam os informes do IPCC, da ONU.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 13h29
Segurança
É falso que Fernandinho Beira-Mar fugiu de presídio de segurança máxima em Mossoró

Post que circula pelas redes sociais afirma que Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, teria fugido junto com outros detentos da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. É falso. Beira-Mar segue sob a custódia do Sistema Penitenciário Federal.

Catiane Pereira
01.03.2024 - 12h55
Saúde
É falso que Lula ‘liberou’ o aborto em qualquer tempo gestacional no Brasil

Circula pelas redes sociais que o governo Lula teria liberado o aborto no Brasil em qualquer idade gestacional. É falso. O governo não  legalizou o aborto. Uma nota técnica do Ministério da Saúde de 28 de fevereiro revogou uma orientação de 2022, do governo Bolsonaro, que fixava um prazo para os procedimentos. Essa nota foi suspensa em 29 de fevereiro.

Carol Macário
01.03.2024 - 12h47
Política
Soldados queimados em vídeo são turcos, não israelenses mortos pelo Hamas

Post mostra um vídeo com soldados sendo queimados vivos. A legenda que acompanha a publicação diz que são israelenses assassinados pelo Hamas. É falso. O vídeo é antigo e circula desde 2016. O Estado Islâmico assumiu a autoria do ato contra soldados turcos

Maiquel Rosauro
01.03.2024 - 12h16
Política
Nota das Forças Armadas é antiga e trata de protestos em quartéis de 2022

 Circula nas redes o vídeo de uma reportagem sobre uma nota das Forças Armadas que menciona “o que vem acontecendo no Brasil”. A publicação dá a entender que o documento se refere a supostos “descaminhos autocráticos” do poder Judiciário. Falta Contexto. A notícia é de 2022 e foi tirada de contexto.

Gabriela Soares
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital