UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Coronavírus: veja o que já checamos sobre a pandemia que atinge o mundo
28.01.2020 - 20h38
Rio de Janeiro - RJ
Descoberto em 7 de janeiro, o vírus SARS-Cov-2, da família coronavírus, infectou centenas de milhares de pessoas no mundo todo. A epidemia já alcançou mais de 100 países, em todos os continentes. E a desinformação sobre o assunto também cresce a cada dia. A Lupa tem uma newsletter diária e especial apenas com conteúdos sobre a pandemia. Clique aqui e inscreva-se para receber.
Situações dramáticas como essa são bastante propícias para a propagação de desinformação nas redes sociais. Por causa disso, a Lupa faz parte de uma aliança de mais de 100 checadores de quase 50 países que verificam informações que circulam sobre a doença. Este trabalho está sendo coordenado pela IFCN.
O novo coronavírus pode causar febre, tosse, falta de ar, problemas gástricos e diarreia. O vírus é da mesma família que os micro-organismos causadores da SARS (sigla em inglês para Severe Acute Respiratory Syndrome), epidemia também iniciada na China e que matou 774 pessoas entre novembro de 2002 e julho de 2003. Também é dessa família o vírus responsável pela MERS (sigla em inglês para Middle East Respiratory Syndrome), doença respiratória identificada em 2012, na Arábia Saudita, cuja taxa de mortalidade é de cerca de 38%.
Veja o que a Lupa checou até o momento:
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Reportagem
Conteúdo investigativo que aborda temas diversos relacionados a desinformação com o objetivo de manter os leitores informados.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


11.03.2025 - 15h33
Saúde
Justiça rejeita ação contra a Lupa de médicos que publicaram anúncio com mentiras sobre Covid-19

A 29ª Vara Cível do TJ-PE julgou improcedente ação movida pela organização Médicos pela Vida contra a Lupa. A petição foi motivada por uma checagem publicada em fevereiro de 2021, que desmentia informações falsas contidas em um informe publicitário do grupo sobre a eficácia de medicamentos como hidroxicloroquina e ivermectina contra a Covid-19.

Ítalo Rômany
26.02.2025 - 16h00
Fraude
Meta lucra com isca criminosa: anúncio oferece espionagem, mas é golpe

A Meta tem lucrado com a veiculação de posts pagos de perfis no Instagram cujo objetivo é o de oferecer serviços de “espionagem de contas” — o que é ilegal. Os donos dos perfis prometem descobrir informações secretas de qualquer usuário, incluindo mensagens trocadas, áudios enviados e até localização recente. Há um porém: trata-se de um golpe.

Gabriela Soares
26.02.2025 - 08h00
Inteligência Artificial
Deepseek é mais preciso que ChatGPT e Meta AI ao gerar respostas sem desinformação; Lupa testou ferramentas

A Lupa testou as ferramentas ChatGPT, DeepSeek e Meta AI, chatbots que geram respostas textuais a perguntas ou comandos. A análise mostrou que, embora os chatbots ofereçam respostas, nem sempre elas são precisas e podem disseminar desinformação. Especialistas alertam que essas ferramentas de IA não devem ser usadas como fontes de dados verídicos.

Evelyn Fagundes
25.02.2025 - 11h17
Mudanças climáticas
Muito calor e enchentes: veja se a sua cidade está preparada para eventos extremos

Entre as 5.570 cidades do país, 67% foram avaliadas pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em fases iniciais de proteção contra desastres, segundo dados publicados em fevereiro deste ano. Somente 557 municípios brasileiros possuem uma capacidade alta de gestão de riscos e desastres.

Francisco Amorim
24.02.2025 - 08h00
Política
Vereadores impulsionam projetos anti-LGBT e contra funk pelo Brasil

Vereadores recém-empossados apresentaram diversos projetos de lei com pautas conservadoras em educação e cultura. Um levantamento da Lupa em 12 capitais identificou ao menos 80 propostas ideologicamente alinhadas. A principal delas visa proibir shows e eventos infantojuvenis que façam apologia ao crime ou drogas.

Ítalo Rômany
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital