UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É montagem tuíte de ‘O Globo’ dizendo que paciente com coronavírus mordeu médico
28.01.2020 - 17h16
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um tuíte supostamente publicado pelo jornal O Globo informando que um paciente infectado pelo novo coronavírus mordeu a jugular de um médico. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Paciente infectado com coronavirus se descontrola e morde jugular de médico nos EUA https://t.co/YqBqAdA3DJ
Imagem publicada no Facebook que, até as 16h30 do dia 28 de janeiro de 2020, tinha sido compartilhada por cerca de 250 pessoas
Falso
A imagem analisada pela Lupa é uma montagem. O jornal O Globo não publicou, em sua conta no Twitter ou em seu site, reportagem dizendo que um paciente infectado com o novo coronavírus mordeu a jugular de um médico nos Estados Unidos. No Twitter, não é possível encontrar qualquer menção à palavra “jugular” feita pela conta do jornal desde o início de 2020.
Além disso, o link citado no tuíte (https://t.co/YqBqAdA3DJ) direciona para um artigo sobre a defesa do criacionismo pelo presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito Guimarães Aguiar Neto. Vale notar que todos os links publicados pelo veículo no Twitter são encurtados utilizando o domínio “glo.bo”, e não “t.co”, o padrão da plataforma. Há, ainda, um erro de digitação no tuíte: a palavra “coronavírus” foi grafada sem acento.
O chamado novo coronavírus, ou 2019-nCoV, é um vírus identificado pela primeira vez no final do ano passado na cidade de Wuhan, na China. Mais de 4.600 casos da doença foram identificados naquele país, e já há confirmação de pessoas infectadas em outros países, incluindo Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos, França e Alemanha. Nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde do Brasil confirmou que há um caso suspeito da doença no país – uma jovem de 22 anos em Belo Horizonte.
Coronavírus não é o nome desse micro-organismo específico, e sim de uma família que inclui os causadores das doenças respiratórias SARS (sigla em inglês para Severe Acute Respiratory Syndrome) e MERS (sigla em inglês para Middle East Respiratory Syndrome).
A Lupa integra a coalizão formada para verificar notícias e frases sobre o novo coronavírus criada pela International Fact-Checking Network (IFCN). Até o momento, verificamos duas outras peças de desinformação sobre o vírus: um texto que acusava falsamente a indústria farmacêutica de provocar a doença com o objetivo de vender vacinas e outro que dizia que mais de 2 milhões de pessoas foram infectadas pela doença. Esta última foi realizada em parceria com o site de checagem norte-americano Lead Stories.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


14.07.2024 - 18h09
Internacional
É falso que senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com homem que atirou em Donald Trump

Post alega que o senador Randolfe Rodrigues se solidarizou com o homem morto pela polícia após tentar assassinar o ex-presidente e candidato à presidência dos EUA Donald Trump. A publicação exibe um print do X do parlamentar com a mensagem. É falso. Não há indício de que Randolfe tenha feito o post. A página que fez a alegação deletou a postagem.

Maiquel Rosauro
14.07.2024 - 17h18
Eleições nos EUA
É falso que foto comprova que Trump foi baleado no peito em atentado

Circula nas redes sociais e no WhatsApp uma imagem que sugere que o ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato republicano Donald Trump também teria levado um tiro no peito durante atentado na Pensilvânia. É falso. Na verdade, o suposto buraco de bala não passa de uma dobra no casaco de um dos agentes do Serviço Secreto que o protegeram.

Cristina Tardáguila
14.07.2024 - 17h08
Eleições nos EUA
Homem de touca em foto não é atirador de atentado contra Trump; trata-se de jornalista italiano

Circula nas redes post que diz que a pessoa que tentou assassinar o ex-presidente Donald Trump é Mark Violets, membro de um grupo antifacista. O post inclui uma foto do suposto acusado.. É falso. A imagem que circula é do jornalista italiano Marco Violi. O FBI afirma que a autoria dos tiros é de Thomas Crooks. Portanto, trata-se de pessoas distintas.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h34
Política
Vídeo de Lula assumindo que levou 11 contêineres de acervo é anterior a decisão do TCU sobre presentes

Circula nas redes post afirmando que o presidente Lula saiu da Presidência com 11 contêineres de acervo, sem devolver os presentes recebidos. Falta contexto. À época, havia um entendimento de que o acervo deveria ser preservado pelos ex-presidentes. Somente após acórdão do TCU, em setembro de 2016, é que o petista devolveu os presentes.

Ítalo Rômany
10.07.2024 - 17h13
Política
Janja não disse que aumento do preço da gasolina é para os veículos e não para os motoristas. É uma sátira

Post alega que a primeira dama Janja da Silva disse que o aumento no preço da gasolina é para veículos, não para motoristas. A frase remetida à Janja está presente em uma captura de tela que possui o layout do g1. É falso. Janja não disse a frase. A arte presente no post é uma sátira inspirada em um antigo comentário de Janja sobre importações.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital