UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É da Indonésia, e não da China, vídeo em feira que vende carne de cobra, rato e outros animais
30.01.2020 - 17h07
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo que, supostamente, mostra o mercado em Wuhan onde se suspeita que o novo coronavírus teria surgido, em dezembro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“O mercado de Wuhan. O foco inicial do coronavírus”
Título de vídeo publicado no YouTube que, até as 16h do dia 30 de janeiro, tinha sido visualizado por mais de 170 pessoas
Falso
O vídeo analisado pela Lupa não foi gravado na cidade chinesa de Wuhan, mas sim em um mercado na ilha de Celebes, ou Sulawesi, na Indonésia. Ainda não há casos confirmados do novo coronavírus no país. Há suspeitas de que o vírus tenha infectado seres humanos pela primeira vez em um mercado a céu aberto em Wuhan, mas essa hipótese ainda não foi confirmada.
Essas imagens já circulavam nas redes sociais em 19 de julho de 2019, portanto, seis meses antes do início do surto. Logo no início, é possível ler os letreiros “Pasar EXTREAM Langawan”. Em indonésio, isso significa “o mercado extremo de Langawan”. Segundo o site indonésio de fact-checking Tempo.co, este mercado fica no norte da Ilha de Celebes, e é conhecido por vender a carne de animais como cobras, cachorros e ratos. Veja o vídeo original abaixo:
Há dois outros elementos que confirmam que o mercado realmente fica na Indonésia, e não na China. Por volta dos 20 segundos de vídeo, é possível ver uma placa que diz o seguinte: “Governo da Regência de Minahasa, Escritório de Comércio, Escritório do Mercado de Langowan”. Além disso, segundo o Tempo.co, é possível escutar os feirantes falando em indonésio.
A origem do 2019-nCoV, nome oficial do novo coronavírus, ainda não está clara. Há suspeitas de que ele tenha surgido no mercado de animais vivos e frutos do mar de Huanan, em Wuhan. Segundo pesquisa publicada no periódico de ciências médicas The Lancet, a maioria dos 41 primeiros indivíduos infectados pelo vírus estiveram nesta localidade. Entretanto, a hipótese ainda não foi confirmada.
Para verificar peças de desinformação que circulam sobre o novo coronavírus, a Lupa participa de uma coalizão com checadores de 30 países, coordenada pela International Fact-Checking Network (IFCN). Além do Tempo.co, esse vídeo também foi verificado pelos sites Maldito Bulo e Newtral, da Espanha, Pagella Politica, da Itália, BOOM Factcheck e Factly, da Índia. No Brasil, o vídeo também foi verificado pelo AFP Checamos.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


18.05.2024 - 16h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem da Usina 14 de Julho causou enchente no RS; vídeo é antigo

Vídeo que circula nas redes sociais afirma que a abertura de comportas das barragens do Rio das Antas e do Rio Carreiro teria resultado nas enchentes do Rio Grande do Sul. É falso. Trata-se de um vídeo antigo que não tem relação com as recentes enchentes. Além disso, as barragens citadas não têm capacidade de impactar nas cheias.


Evelyn Fagundes
18.05.2024 - 12h46
Rio Grande do Sul
Vídeo de resgate de criança por civis em enxurrada foi gravado na Turquia, não no RS

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra o resgate de duas pessoas em uma enchente. A legenda afirma se tratar do salvamento de duas crianças que ocorreu recentemente no Rio Grande do Sul. É falso. A gravação mostra o resgate de uma mulher e de uma criança em março de 2023 na Turquia.

Catiane Pereira
18.05.2024 - 09h46
Rio Grande do Sul
É falso que 2 mil corpos foram congelados em frigorífico de Canoas (RS)

Vídeo nas redes sociais alega que estão congelando corpos em câmaras frigoríficas no bairro Mathias Velho, em Canoas (RS). É falso. O Instituto Geral de Perícias do Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Canoas desmentiram o boato. Além disso, o boletim da Defesa Civil, divulgado às 9h de sábado (18), aponta 22 óbitos em Canoas.

Catiane Pereira
17.05.2024 - 17h30
Rio Grande do Sul
É falso que foram destruídas doações para o RS mostradas em vídeo viral

Circula nas redes sociais um vídeo alegando que doações enviadas para o Rio Grande do Sul foram destruídas. É falso. Trata-se de um registro de 2023, em que donativos estavam sendo movidos por uma retroescavadeira para organizar o local. O conteúdo desinformativo ainda conta com outras narrativas falsas.


Evelyn Fagundes
16.05.2024 - 17h15
Rio Grande do Sul
É falso que lista com 53 nomes seja de crianças desacompanhadas em abrigo na Ulbra, em Canoas

Circula pelas redes sociais uma lista com supostos nomes de crianças sem seus responsáveis que estariam abrigadas no Campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS). É falso. Na verdade a lista traz os nomes de pessoas desabrigadas e que foram acolhidas em outro local, não de crianças desacompanhadas.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital