UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que pastelaria de Volta Redonda foi fechada por vender produtos com carne de cachorro
03.02.2020 - 18h33
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um post com a afirmação de que uma pastelaria chinesa no interior do Rio de Janeiro foi fechada por vender pastéis com carne de cachorro. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Em volta redonda foi descoberto feito pastel com carne de CÃES. Absurdo!! Vamos eles bem famosos”
Legenda de galeria de fotos no Facebook que, até as 18h do dia 3 de fevereiro, tinha sido compartilhada por 566 pessoas
Falso
As imagens analisadas pela Lupa não são de Volta Redonda, e sim de uma pastelaria no município de Bom Jesus do Itabapoana. As duas cidades ficam no interior do Rio de Janeiro, mas em pontos opostos do estado. Embora as fotos sejam verídicas, a carne mostrada em uma das imagens não é de cachorro, segundo a Vigilância Sanitária do município.
Usando o Google Maps, é possível confirmar que o estabelecimento que aparece nas fotos é a Pastelaria do Chen, em Bom Jesus do Itabapoana. O município fica na região de Itaperuna, e está situado na fronteira com o Espírito Santo.
A prefeitura de Bom Jesus de Itabapoana confirmou, em nota publicada em sua página oficial no Facebook, que a pastelaria foi, de fato, fechada pela Vigilância Sanitária. Entretanto, o motivo alegado foi falta de documentação. A suposta carne de cachorro era, na verdade, apenas carne seca. Segundo a própria prefeitura, o estabelecimento deve ser reaberto assim que regularizar sua situação. Embora a prefeitura não mencione o nome da pastelaria, um blog local confirmou que se tratava da Pastelaria do Chen.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


12.04.2024 - 17h28
Eleições
Musk não entregou aos EUA provas de interferência de Moraes nas eleições

Publicação nas redes sociais alega que Elon Musk entregou às autoridades dos Estados Unidos documentos evidenciando a interferência do ministro Alexandre de Moraes, do STF, nas eleições de 2022. É falso. Não há nenhum registro sobre o fato. Além disso, um especialista em Direito Constitucional afirma que tal ação não teria efeito prático no Brasil.

Maiquel Rosauro
12.04.2024 - 17h02
Política
É falso que Elon Musk conseguiu o impeachment de Alexandre de Moraes

Circula nas redes um vídeo do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO), que estaria comemorando o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o empresário Elon Musk pedir o afastamento do magistrado. É falso. O vídeo mostra Gayer comemorando a aprovação da PEC que limita decisões monocráticas no STF.

Catiane Pereira
12.04.2024 - 16h16
STF
É de 2016 vídeo sobre ação da PF que cita Alexandre de Moraes; caso foi arquivado

Circula nas redes um vídeo que mostra que o nome do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes apareceu em documentos apreendidos pela PF de uma empresa investigada em esquema de fraude. Falta contexto. O vídeo é antigo, de 2016. Pagamentos à firma de Moraes foram para honorários advocatícios. O caso foi arquivado.

Ítalo Rômany
12.04.2024 - 15h13
Política
É falso que Moraes tenha ‘censurado’ o jornalista Augusto Nunes

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem alega que o jornalista Augusto Nunes teria sido censurado pelo Supremo Tribunal Federal em um processo liderado pelo ministro Alexandre de Moraes. É falso. A Suprema Corte negou que exista uma decisão desse gênero em vigor.


Evelyn Fagundes
12.04.2024 - 14h21
Política
É antigo vídeo no qual Cármen Lúcia fala sobre liberdade de expressão

Um vídeo no qual a vice-presidente do TSE, Cármen Lúcia, fala sobre ‘censura’ em uma sessão da corte circula com uma legenda que insinua que ela estaria se posicionando contra o ministro Alexandre de Moraes em sua disputa com o empresário Elon Musk. É falso. O vídeo é de 2022. A sessão do TSE tratou sobre desmonetização de canais no YouTube.

Catiane Pereira
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital