UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Governo Federal distorce dados ao acusar Petra Costa de espalhar ‘fake news’
05.02.2020 - 13h26
Rio de Janeiro - RJ
Na última segunda-feira (3), a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) publicou em sua conta de Twitter um vídeo no qual acusa a diretora Petra Costa de espalhar “fake news”. Indicada ao Oscar de melhor documentário pelo filme Democracia em Vertigem, Costa foi entrevistada pelo programa Amanpour and Company, do canal de televisão americano PBS, no dia 31 de janeiro. A Secom classificou como falsas duas informações verdadeiras e uma parcialmente verdadeira citadas pela diretora – e, como “prova”, apresentou dados sem relação com os mencionados por Costa. A Lupa procurou a Secom, mas, até a publicação desta checagem, não havia resposta. Veja:
“Desde que ele [Bolsonaro] foi eleito, a taxa de pessoas mortas por policiais no Rio [de Janeiro] cresceu 20%”
Frase dita pela cineasta Petra Costa em entrevista ao programa Amanpour and Company, da PBS, no dia 31 de janeiro de 2020, que foi usada em vídeo publicado pela Secom em 3 de fevereiro de 2020
Verdadeiro
Os dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que o número de homicídios por intervenção de agentes do estado aumentou 18% entre 2018 e 2019 no estado do Rio de Janeiro. No ano passado, 1.810 pessoas foram mortas por policiais militares e civis no Rio, um recorde na série histórica do indicador, iniciada em 2003. Em 2018, foram 1.534 ocorrências.
O número de mortes ocasionadas pelas forças policiais do estado vem aumentando progressivamente desde 2013. Naquele ano, foram 416 homicídios. O maior aumento percentual se deu entre os anos de 2015 e 2016, quando as ocorrências cresceram 43% – de 645 para 925.
Na última segunda-feira (3), a Secom classificou a informação como “fake news”. Contudo, como os dados do ISP mostram, o percentual citado pela cineasta está correto.

“Em 2019, o número de homicídios no país teve uma queda de 20%”
Vídeo publicado pela Secom no dia 3 de fevereiro de 2020
Ainda é cedo
Até o momento, não há dados consolidados sobre o número de homicídios no Brasil para todo o ano de 2019. Os números parciais contemplam o período de janeiro a setembro de 2019 e mostram uma queda de cerca de 20% nesse indicador. Embora a redução esteja próxima à apontada pela Secom, não é correto afirmar que ela vale para todo o ano, já que as informações ainda não estão consolidadas.
O Monitor da Violência, mantido pelo portal G1, indica que o número de assassinatos no Brasil caiu 22% nos primeiros nove meses de 2019, comparado ao mesmo período de 2018. No ano passado, o Brasil registrou 30.862 mortes violentas de janeiro a setembro. No mesmo período do ano anterior, foram 39.527 mortes.
Já os dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mostram que houve uma queda de 21,6% comparando o período de janeiro a setembro de 2018 e 2019. Nos primeiros nove meses de 2019, o sistema da pasta registrou 29.478 homicídios dolosos. Em 2018, foram 37.600 mortes.
Esses dados, no entanto, não são os mesmos citados por Costa em sua entrevista. A cineasta menciona as mortes por intervenção de agentes do estado no Rio de Janeiro, enquanto a Secom se refere ao número de homicídios dolosos em todo o Brasil. A comparação é incorreta.

“(…) O [estado] Rio [de Janeiro] tem mais pessoas mortas por policiais que o Estados Unidos inteiro”
Frase dita pela cineasta Petra Costa em entrevista ao programa Amanpour and Company, da PBS, no dia 31 de janeiro de 2020, que foi usada em vídeo publicado pela Secom em 3 de fevereiro de 2020
Verdadeiro
O número de mortes por intervenção de agentes no Rio de Janeiro supera o total registrado nos Estados Unidos. Segundo o ISP, 1.810 pessoas foram assassinadas pelas forças policiais fluminenses em 2019. Já nos Estados Unidos, o número de pessoas mortas por policiais foi de 980, de acordo com levantamento do jornal The Washington Post. O projeto Mapping Police Violence, que também acompanha os dados de mortes causadas por policiais, aponta que houve 1.099 casos deste tipo no país em 2019.
Na última segunda-feira (3), a Secom classificou a informação citada pela cineasta como “fake news”. Contudo, Petra Costa usou um dado correto.
A secretaria citou duas informações ao afirmar que é “fake news” o que diz a cineasta: a primeira é de que o cenário de mortes por intervenção de agentes do estado é de responsabilidade do governo do Rio de Janeiro. De fato, essas mortes foram provocadas por ações de policiais militares e civis, subordinados ao governo do estado. Isso, no entanto, não significa que a informação é falsa.
Depois, a Secom cita uma suposta redução no número de mortes em confronto pelas Polícias Federal e Rodoviária Federal. Essa informação não aparece em relatórios públicos do governo ou de organizações externas que monitoram a segurança pública no país, além de não ter relação com o dado citado por Costa (veja abaixo).

“Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal reduziram o número de mortes em confronto em 2019”
Vídeo publicado pela Secom no dia 3 de fevereiro de 2020
Insustentável
Não há dados públicos que sustentem essa afirmação. Nem a Polícia Federal (PF), nem a Polícia Rodoviária Federal (PRF), nem o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp) informam o número de policiais federais ou rodoviários federais mortos em confronto ou o de pessoas mortas por agentes dessas instituições.
No Sinesp, é possível consultar o número de ocorrências e de vítimas de nove tipos de crime por estado ou município. Não há, porém, um detalhamento sobre as situações envolvendo policiais, seja como responsáveis pelas mortes, seja como vítimas. No site da PF, as únicas estatísticas disponíveis são referentes a apreensões de drogas e operações realizadas. A PRF, por sua vez, disponibiliza apenas dados sobre acidentes e infrações de trânsito.
Essa informação também não aparece em outros relatórios que são referência na área da segurança pública no país. O Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra estatísticas sobre mortes de policiais militares e civis até 2018, mas não menciona as mortes em confronto envolvendo policiais federais. O mesmo vale para o Monitor da Violência, do G1, com dados até setembro de 2019. Já o Atlas da Violência, do Ipea, com dados até 2017, não detalha o número de mortes envolvendo policiais.

“[A Amazônia] Chegou a um ponto que pode virar uma savana a qualquer momento”
Frase dita pela cineasta Petra Costa em entrevista ao programa Amanpour and Company, da PBS, no dia 31 de janeiro de 2020, que foi usada em vídeo publicado pela Secom em 3 de fevereiro de 2020
Verdadeiro, mas...
O chamado risco de savanização da Amazônia é apontado por várias pesquisas publicadas nos últimos 20 anos. No entanto, esse não é um processo que ocorre “a qualquer momento”, como menciona a cineasta. Ele já começou nas áreas mais degradadas, e, progressivamente, começa a afetar regiões mais preservadas, mas ainda não há áreas do bioma amazônico que, de fato, tenham se transformado em savana.
O processo de savanização consiste na transformação gradual de uma floresta equatorial úmida, como a Amazônia, em um bioma similar ao Cerrado brasileiro, que alterna entre estações secas e úmidas. A precipitação média na Amazônia é de entre 2,3 mil e 3,5 mil milímetros ao ano. No Cerrado, ela oscila entre 1,2 mil e 1,8 mil, dependendo da região.
Dois dos pesquisadores mais citados sobre esse assunto são Carlos Nobre e Thomas Lovejoy. Em 2007, eles publicaram um estudo no qual afirmavam que a savanização poderia ser desencadeada caso o desmatamento no bioma amazônico atingisse os 40%. Esse número ainda está distante do cenário atual.
Em 2016, uma nova pesquisa de Nobre considerou outros dois fatores para o desencadeamento do processo: a ocorrência de incêndios e as mudanças climáticas. Com eles, segundo o pesquisador, o ponto de virada poderia estar mais próximo, quando o desmatamento atingisse entre 20% e 25% da floresta.
No artigo “O ponto de virada da Amazônia: Última chance para a ação”, publicado em 2019 na revista Science Advances, Nobre e Lovejoy afirmam que o desmatamento de todo o bioma, incluindo os territórios fora do Brasil, chega a 17%. Os cientistas argumentam que um “plano ousado” de reflorestamento em áreas degradadas ainda pode reverter a mudança.
Nobre, em entrevista ao jornal O Globo em 2018, explicou como está ocorrendo a mudança no bioma. “Aumentou a mortalidade de espécies de árvores nativas da úmida Amazônia. Mas sobrevivem as nativas das zonas de transição com o Cerrado, com maior resiliência à seca. A floresta morre e o clima sofre”, disse.
A Secom classificou a informação como “fake news”, e citou como motivo apenas que: “O compromisso do Governo Federal já foi reforçado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro em discurso na ONU”. As declarações do presidente não invalidam a ocorrência de um processo de savanização do bioma amazônico.
Atualização às 19h45 do dia 5 de fevereiro de 2020: Nas redes sociais, a Lupa atribuiu erroneamente a autoria de duas frases checadas nesta reportagem. As frases “Em 2019, o número de homicídios no país teve uma queda de 20%” e “Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal reduziram o número de mortes em confronto em 2019”, escritas pela Secom para rebater Petra Costa, foram identificadas como sendo de autoria da diretora. As publicações ficaram no ar por três horas e quarenta minutos, e já foram corrigidas.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Checagem
Conteúdo de verificação e classificação de uma ou mais falas específicas de determinada pessoa, seguindo metodologia própria.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


07.06.2024 - 15h51
Sabatina MyNews
Kim erra dados sobre desaprovação de Haddad e atendimento psicossocial

A Lupa deu a largada à cobertura das eleições de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). O sexto entrevistado foi o deputado federal por SP Kim Kataguiri (União Brasil), que errou dados sobre desaprovação do ex-prefeito Fernando Haddad e de leitos de atendimento psicossocial.

Carol Macário
07.06.2024 - 13h49
Sabatina MyNews
Marina Helena erra sobre acidentes em SP e exagera sobre educação no Ceará

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). A quinta entrevistada foi Marina Helena (Novo), que errou ao citar dado sobre acidentes envolvendo motocicletas e exagerou sobre professores temporários no Ceará

Carol Macário
07.06.2024 - 09h49
Sabatina MyNews
Tabata erra sobre dados de trânsito e vagas para dependentes químicos

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). A quarta entrevistada foi a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP), que errou sobre dados de trânsito e a quantidade de CEUs e vagas para tratar dependentes químicos

Carol Macário
06.06.2024 - 15h49
Sabatina MyNews
Pablo Marçal erra sobre candidatura indeferida, obras e combate à dengue

A Lupa deu a largada nesta semana à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). O terceiro entrevistado é Pablo Marçal (PRTB) que errou ao falar sobre sua candidatura indeferida à presidência em 2022, obras e combate à dengue.

Carol Macário
06.06.2024 - 13h49
Sabatina MyNews
Boulos exagera sobre dívida de SP e promessa de Doria para cracolândia

A Lupa segue na cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à prefeitura de São Paulo (SP). O segundo entrevistado é o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), que exagerou sobre a dívida de São Paulo com a União e omitiu dados ao falar sobre a avaliação dos governos do PT na capital paulista.

Carol Macário
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital