UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso tuíte atribuído a Paulo Guedes sobre ‘doação’ de refinaria à Bolívia
13.02.2020 - 14h29
Rio de Janeiro - RJ
Circula pelas redes sociais um tuíte atribuído ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em que rebate críticas das pessoas que o chamaram de “entreguista”. Segundo a publicação, ele teria pedido para que se lembrassem que quem doou uma refinaria de gás para a Bolívia foi o PT. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Aos ‘abobados’ que me chamam de ‘entreguista’, lembro que quem doou uma refinaria de gás para a Bolívia foi o PT”
Tuíte atribuído ao ministro da Economia, Paulo Guedes, em post no Facebook que, até as 9h30 de 13 de fevereiro de 2020, tinha 632 compartilhamentos
Falso
O tuíte analisado pela Lupa é falso. A assessoria de imprensa do Ministério da Economia informou, em nota enviada por e-mail, que Paulo Guedes não tem perfil em nenhuma rede social. Também não há nenhuma manifestação pública do ministro em que ele tenha falado essa frase.
Declarações polêmicas de Guedes costumam ser amplamente noticiadas pela imprensa. Na última quarta-feira (12), ele criticou o acesso da população mais pobre a viagens internacionais ao elogiar o valor alto do dólar: “Vamos importar menos, fazer substituição de importações, turismo. Todo mundo [estava] indo para a Disneylândia, empregada doméstica indo para a Disneylândia, uma festa danada”.
A conta responsável pelo tuíte sobre a refinaria de gás foi deletada, mas a publicação ainda aparecia, nesta quinta-feira (13) em pesquisas do Google. Acusações sobre a suposta doação circulam há bastante tempo. Na verdade, o então presidente da Bolívia, Evo Morales, nacionalizou toda a exploração de petróleo e gás em 2006. Com isso, a Petrobras e outras empresas que atuavam no país foram obrigadas a entregar suas instalações à estatal Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB). No caso brasileiro, houve a incorporação de duas refinarias, localizadas nas cidades de Santa Cruz de la Sierra e Cochabamba.
Em 2007, a Petrobras concluiu a transferência dessas duas instalações para a YPFB, após um acordo que resultou no pagamento de uma indenização de US$ 112 milhões, divididos em duas parcelas, pela estatal boliviana. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que estava no seu primeiro mandato quando a nacionalização aconteceu, disse que foi consultado por Morales previamente em um evento em 2015. “O Evo me perguntou: ‘como vocês ficarão se nós nacionalizarmos a Petrobrás’. Respondi: ‘o gás é de vocês’. E foi assim que nos comportamos, respeitando a soberania da Bolívia”, afirmou. Houve, no entanto, um ressarcimento à empresa brasileira.
Outros tuítes ou frases atribuídos ao ministro já foram checados anteriormente pela Lupa, sobre corte de verbas para megaeventos como o Carnaval, anunciando o fim do auxílio-reclusão ou com críticas ao Congresso, ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), ao jornalista Glenn Greenwald, do The Intercept Brasil, ao vazamento de conversas de Sergio Moro e procuradores e ao acesso de estudantes de famílias pobres a instituições de ensino superior..
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.06.2024 - 17h48
Tecnologia
É falso que Starlink controla desde tornozeleiras eletrônicas até GPS

Post alega que a Starlink controla tornozeleiras eletrônicas; GPS; sistemas de navegação por satélites; comunicações e armamentos das Forças Armadas. É falso. A Starlink é uma empresa que oferece conexão à internet via satélite.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 17h30
Cultura
Performances com terra, tinta e manteiga em vídeo viral não foram financiadas com impostos do Brasil

Post traz um vídeo com cinco apresentações artísticas. A legenda que acompanha a publicação alega que as performances foram pagas com impostos, o que dá a entender que foram realizadas no Brasil. É falso. As cinco cenas foram gravadas no exterior e não tiveram financiamento de leis de incentivo à cultura do país.

Maiquel Rosauro
19.06.2024 - 13h09
Enchentes
Caminhões em vídeo não levavam doações de Bolsonaro para Caxias do Sul

Circula nas redes um vídeo de três caminhões escoltados por carros do Batalhão de Polícia de Choque de Caxias do Sul (RS). Segundo a legenda da publicação, os veículos transportavam mantimentos enviados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a cidade. É falso. Os caminhões transportavam materiais para a Brigada Militar.


Gabriela Soares
19.06.2024 - 12h36
Política
Deputado de PL do Aborto mente sobre venda de fetos para fazer cosméticos

 Em vídeo, o deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que é um dos autores do Projeto de Lei 1904/2024, conhecido como PL do Aborto, afirma que a indústria utiliza fetos humanos na produção de cosméticos. É falso. O deputado utilizou informações falsas para embasar seu argumento.

Gabriela Soares
19.06.2024 - 11h51
Rio Grande do Sul
É falso que barragem rompeu em São Leopoldo, no RS, em maio

Vídeo alega que uma barragem rompeu em São Leopoldo e que prefeituras locais processaram pessoas por alertar contra a catástrofe. É falso. São Leopoldo não possui uma barragem hidrelétrica, mas um sistema de diques. O vídeo mostra um dique que extravasou. A Prefeitura afirma que não processou ninguém sobre avisos quanto às cheias.

Maiquel Rosauro
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital