UOL - O melhor conteúdo
Lupa
É falso que higienizar as mãos com álcool gel influencia no teste do bafômetro
06.03.2020 - 18h09
Rio de Janeiro - RJ
Circula nas redes sociais um vídeo de um homem que diz que higienizar as mãos com álcool gel pode influenciar no teste do bafômetro. A gravação foi feita pelo piloto de testes da indústria automotiva Cesar Urnhani e começou a circular no início deste mês. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“(…) o álcool gel utilizado na assepcia (sic) do coronavírus pode influenciar no teste do bafômetro (Lei Seca)”
Legenda de vídeo que, até as 16h do dia 06 de março, tinha sido visualizado por mais de 900 pessoas no Facebook
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o álcool gel – usado para higienizar as mãos e recomendado para a prevenção do Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus – não será detectado durante o teste do etilômetro, popularmente conhecido como bafômetro.
Em vídeo divulgado no YouTube, um representante do órgão faz uma demonstração utilizando dois equipamentos de fato utilizados pela PRF. Ele passa álcool gel nas mãos e, depois, assopra o etilômetro. Em ambos os casos, os equipamentos não registram a presença do álcool no organismo.
No vídeo, o agente também usa o etilômetro para registrar a presença de álcool no ambiente. Neste caso, o álcool é detectado. Os aparelhos utilizados pela PRF são diferentes ao modelo descartável utilizado por Cesar Urnhani no vídeo que circula pelas redes.
O Ministério da Saúde também classificou como “fake” as informações divulgadas no vídeo. “É importante esclarecer que apenas a inalação do produto não acarreta absorção do álcool na corrente sanguínea como ocorre nos casos das pessoas que ingerem bebidas alcoólicas. Portanto, utilizar álcool em gel não vai ocasionar nenhuma infração de trânsito”, diz o site do ministério.
O Ministério da Saúde explica, também, que a inalação do álcool gel pode durar alguns segundos nos pulmões em ambientes fechados com pouca ventilação, como acontece no vídeo que circula pelas redes, mas que ele será eliminado em menos de dois minutos.
Na última quarta-feira (4), Urnhani, que mantém o canal A Fonte, no YouTube, divulgou um novo vídeo para prestar esclarecimentos sobre o caso. “O que eu quis alertar sobre os bafômetros é sobre a possibilidade de se ter um falso positivo, mas isso só se o motorista estiver acabado de passar o álcool gel nas mãos, ou seja, nesse caso, é só avisar ao policial  da blitz e em cerca de dois minutos o álcool inalado já terá ido embora”, disse o piloto de testes.
Segundo a resolução nº 432 de janeiro de 2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o motorista está cometendo uma infração gravíssima caso realize o teste de etilômetro e tenha uma medição igual ou superior a 0,05 miligrama de álcool por litro de ar alveolar expirado (0,05 mg/L). Com isso, a penalidade estabelecida em lei é uma multa e a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
O álcool gel é uma das medidas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde no combate à epidemia do SARS-CoV-2, o novo coronavírus. O Ministério também recomenda lavar as mãos com água e sabão; evitar tocar os olhos, boca ou nariz com a mão suja; evitar contato próximo com pessoas doentes; ficar em casa quando estiver doente; cobrir a boca com um lenço de papel quando for tossir ou espirrar; e limpar e desinfetar objetos tocados com frequência.
Nota: esta reportagem faz parte do projeto de verificação de notícias no Facebook. Dúvidas sobre o projeto? Entre em contato direto com o Facebook.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


10.06.2025 - 15h58
Justiça
Posts enganam ao afirmar que Léo Lins foi condenado por lei criada por Lula

Publicações alegam que o humorista Léo Lins foi condenado por uma lei sancionada pelo presidente Lula. Falta contexto. A decisão se baseou em leis de 1989 e 2015. A de 89 foi apenas modificada, em 2023, para tipificar a injúria racial como crime de racismo – mas a proposta da mudança é de 2021. 


Evelyn Fagundes
10.06.2025 - 12h45
Saúde
É falso que a vacina da dengue seja parte de um experimento letal

Circula pelas redes sociais um vídeo que supostamente mostra uma dose da vacina contra a dengue sendo atraída por um ímã. A postagem sugere que as vacinas contra a dengue não são confiáveis e fazem parte de um “experimento mortal”. É falso. Os imunizantes são seguros e foram aprovados pela Anvisa.

João Pedro Capobianco
10.06.2025 - 10h08
Política
É falso que Macron cumprimentou Janja com selinho em visita à França

Circula nas redes uma imagem em que Macron estaria dando um selinho em Janja. É falso. O vídeo original, da visita de Lula à França em 5 de junho de 2025, mostra somente cumprimentos formais com beijos no rosto — gesto comum no país, repetido também por Lula e a primeira-dama francesa Brigitte Macron.

Gabriela Soares
10.06.2025 - 09h18
Economia
É falso que não houve prisões por fraude no INSS

Post diz que ninguém foi preso na fraude dos descontos ilegais do INSS. É falso. A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União deflagraram a Operação Sem Desconto, em 23 de abril, com intuito de combater o esquema. Na ocasião, foram emitidos seis mandados de prisão temporária, sendo que três foram cumpridos e outros três estão foragidos.

Maiquel Rosauro
05.06.2025 - 18h02
Fraude
Magazine Luiza não está oferecendo 98% de desconto para quem fizer uma avaliação online da loja

Circula no Facebook um vídeo falso sobre uma campanha do Magazine Luiza que promete 98% de desconto. A empresa negou a promoção e orienta que as compras sejam feitas apenas pelo site oficial: www.magazineluiza.com.br.

Gabriela Soares
Women Owned
Assine nossa newsletter
sobre desinformação
Acompanhe nossas redes
Lupa © 2025 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital