UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Post falso sobre ‘relação’ de Marielle Franco com Marcinho VP continua a circular 2 anos após assassinato
13.03.2020 - 18h32
Rio de Janeiro - RJ
Uma informação falsa sobre a vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) continua a circular mesmo passados dois anos do seu assassinato, ao lado do motorista Anderson Gomes, em 14 de março de 2018. Circula pelas redes sociais uma foto que mostra uma mulher, supostamente Marielle, sentada no colo de um homem, que seria o traficante de drogas Marcinho VP.  Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da ​Lupa​:
“Vereadora Marielle e Marcinho VP.
Aí a santa marielle e seu marido na época, o traficante marcinho vp. É essa vadia que alguns alienados dementes, dizem que morreu porque seria presidente do Brasil. Não sem noção, essa piriguete morreu porque tinha envolvimento com bandidos”
Texto em foto de post no Facebook que, até as 16h de 13 de março de 2020, tinha mais de 1 mil compartilhamentos
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. A foto começou a circular dias depois do assassinato de Marielle e foi checada pela Lupa e por outros sites diversas vezes ao longo dos últimos dois anos. Tanto a mulher como o homem que aparecem na imagem não têm traços parecidos com os de Marielle ou de um dos dois traficantes que usaram o apelido de Marcinho VP – Márcio Amaro de Oliveira, ex-chefe do tráfico no Morro Dona Marta e Márcio dos Santos Nepomuceno, que comandou o tráfico no Complexo do Alemão.
Além disso, a versão mais antiga da foto foi publicada em um Fotolog em 2005 e a legenda faz referência ao ano de 2001 como a data em que foi tirada. Nepomuceno foi preso em 1996 e Oliveira, em 2000. Logo, nenhum dos dois poderia estar nessa imagem. Nepomuceno permanece detido até hoje. Oliveira foi assassinado dentro da unidade 3 do complexo penitenciário de Bangu, no Rio de Janeiro, em 2003.
A companheira de Marielle era a arquiteta e ativista Mônica Tereza Benicio. As duas se conheceram em 2004, durante uma viagem de carnaval entre amigos, e ficaram juntas por 14 anos.
Uma versão semelhante dessa checagem foi feita por Aos Fatos, Boatos.org, E-Farsas, G1, Extra, UOL Confere e Veja.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Editado por
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


20.02.2024 - 16h47
Política
Paulo Pimenta não admitiu fraude ao dizer que Lula venceu eleição com 39% dos votos

Circula na internet um vídeo no qual o ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirma que o presidente Lula ganhou as eleições de 2022 com 39% dos votos. Falta contexto. Pimenta considerou o universo total de eleitores, cálculo diferente do adotado pelo TSE, que exclui brancos, nulos e ausentes.

Gabriela Soares
20.02.2024 - 16h20
Política
Torcidas organizadas de SP não vão realizar ato em confronto com evento de Bolsonaro

Circula nas redes sociais post que afirma que torcidas organizadas de São Paulo estão organizando um ato pela democracia no mesmo dia em que o ex-presidente Jair Bolsonaro realizará manifestação na avenida Paulista. É falso. Torcidas negaram qualquer convocação para confronto com bolsonaristas

Ítalo Rômany
19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital