UOL - O melhor conteúdo
Lupa
Propaganda de ‘acesso grátis’ ao Netflix durante pandemia é falsa e direciona a site pirata
19.03.2020 - 18h44
Rio de Janeiro - RJ
Circula no WhatsApp que a plataforma Netflix decidiu liberar o acesso a filmes e séries do seu catálogo pelo “período de isolamento das pessoas”, que estão em casa para se prevenir contra contaminações pela Covid-19, o novo coronavírus. Essa sugestão foi encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui, no qual é possível recomendar conteúdos para verificação. Confira o resultado:
“A Netflix decidiu liberar o acesso a sua plataforma de filmes e séries pelo período de isolamento das pessoas, mas é por pouco tempo o cadastramento! Corre no site”
Sugestão encaminhada por um leitor da Lupa pelo formulário LupaAqui
Falso
A informação analisada pela Lupa é falsa. O link indicado na mensagem não é de um site de propriedade da Netflix. O domínio “netflix-usa.net” está registrado na plataforma GoDaddy, serviço pelo qual é possível manter um endereço na internet sem a necessidade de identificação pública. Como não dá para saber quem está por trás do domínio, é possível que o site seja usado para fins maliciosos. Os endereços reais da empresa, como “netflix.com” e o “netflix.com.br” estão registrados no nome da própria Netflix e suas subsidiárias.
A assessoria de imprensa da Netflix confirmou, em nota, que a plataforma não liberou o acesso ao seu catálogo de filmes e séries pelo “período de isolamento”. Segundo a empresa, não há nenhum tipo de benefício de gratuidade em vigor no Brasil, seja motivado pelo isolamento recomendado em função das contaminações pelo novo coronavírus ou não.
“A segurança dos nossos assinantes e sua informação é prioridade para a Netflix, e sabemos que hoje estão circulando pela Internet e aplicativos de mensagem algumas ofertas envolvendo o nosso serviço que são falsas”, disse a empresa.
Para saber as ofertas válidas da Netflix, é necessário acessar o site da empresa ou entrar em contato pelo serviço de atendimento ao cliente, no telefone 0800-761-4631. Caso perceba alguma movimentação estranha em sua conta, é aconselhável visitar o site da Netflix e seguir as dicas de segurança.
Nota:‌ ‌esta‌ ‌reportagem‌ ‌faz‌ ‌parte‌ ‌do‌ ‌‌projeto‌ ‌de‌ ‌verificação‌ ‌de‌ ‌notícias‌‌ ‌no‌ ‌Facebook.‌ ‌Dúvidas‌ sobre‌ ‌o‌ ‌projeto?‌ ‌Entre‌ ‌em‌ ‌contato‌ ‌direto‌ ‌com‌ ‌o‌ ‌‌Facebook‌.
Clique aqui para ver como a Lupa faz suas checagens e acessar a política de transparência
A Lupa faz parte do
The trust project
International Fact-Checking Network
A Agência Lupa é membro verificado da International Fact-checking Network (IFCN). Cumpre os cinco princípios éticos estabelecidos pela rede de checadores e passa por auditorias independentes todos os anos.
A Lupa está infringindo esse código? FALE COM A IFCN
Tipo de Conteúdo: Verificação
Conteúdo de verificação de informações compartilhadas nas redes sociais para mostrar o que é falso.
Copyright Lupa. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Leia também


19.02.2024 - 19h50
Política
É falso que Infraero e Anac confirmaram pouso de Trump em Guarulhos no dia de ato bolsonarista

Circula nas redes sociais uma suposta notícia afirmando que a Infraero e a Anac teriam confirmado que o ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump teria um pouso agendado no Aeroporto Internacional de Guarulhos para o dia 25 de fevereiro. É falso. Ambas as organizações negaram que emitiram tal informação.


Evelyn Fagundes
19.02.2024 - 18h10
Política
É antiga foto que mostra Eduardo Paes ajoelhado próximo a Sérgio Cabral na Sapucaí

Post insinua que o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes, se encontraram na Marquês de Sapucaí no carnaval deste ano. Falta contexto. As imagens que mostram os dois durante a festividade são antigas e foram relembradas recentemente por Cabral em sua conta no Instagram.

Catiane Pereira
19.02.2024 - 17h31
Meio ambiente
Vídeo de extração de madeira é antigo e não tem relação com governo Lula

Circula nas redes sociais um vídeo que mostra caminhões carregando toras de madeira extraídas de uma área florestal. Segundo a legenda que acompanha o conteúdo, a gravação teria sido feita recentemente, durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). É falso. A Lupa identificou o mesmo vídeo em uma publicação feita no YouTube em 2018.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 18h54
Saúde
Vigilância Sanitária não recomenda colocar cloro com sal em ralos contra a dengue

Mensagem afirma que a Vigilância Sanitária pediu para a população inserir meio copo de cloro e uma colher de sal nos ralos para combater focos de dengue. É falso. A Anvisa não emitiu o comunicado. Apesar de o cloro ser eficaz no combate a larvas do mosquito, o produto só mostra benefício em determinadas circunstâncias quando dissolvido em água.

Evelyn Fagundes
16.02.2024 - 17h30
Saúde
É falso que Globo fez comercial defendendo o direito de abortar

Circula nas redes sociais um vídeo que aborda o direito das mulheres em escolherem sobre a continuidade de uma gravidez. Segundo a narrativa que acompanha o post, a gravação seria um comercial produzido pela Rede Globo. É falso. O clipe foi desenvolvido em 2015 pelo estúdio Busca Vida Filmes, da cineasta Petra Costa.

Evelyn Fagundes
Lupa © 2024 Todos os direitos reservados
Feito por
Dex01
Meza Digital